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WHATSAPP COMO SEU VENDEDOR! NUNCA MAIS FIQUE SEM RESPOSTA!

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 24 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura



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Você já parou pra pensar nas infinitas possibilidades que a gente tem de vender pelo whatsapp, já que mais de 2 bilhões de usuários tem o whatsapp, e a maior parte deste público na primeira tela do celular. No Brasil, ele está instalado em 99% dos celulares brasileiros, dados do Panorama Mobile Time/Opinion Box.


O maior problema em vender pelo whatsapp é que se você não tem um processo, fica complicado conseguir realizar uma venda!


Todo mundo fala que o hábito de consumo mudou, e mudou mesmo! Vender pelas mídias é o que mais a empreendedora deve buscar para o seu negócio diante da evolução da internet. Alguns especialistas dizem que ocorreu um salto no tempo, onde o que viveríamos daqui há alguns anos, estamos vivendo hoje.

E outra: se você não estava preparada para essa evolução, prepare-se, pois é um caminho sem volta. Ninguém mais se vê sem uma interação pelas mídias.


Mas como você constrói uma conversa com whatsapp para que leve seu cliente à compra? Existem algumas dicas do que você pode fazer para conseguir extrair ao máximo essa ferramenta. Essas e outras situações de venda você também encontra em meu curso "Como Montar sua Loja Infantil do Zero". Venda é o motor de qualquer negócio e saber vender, e como vender deve ser uma das suas prioridades quando você começa a empreender.


O que você precisa fazer para vender pelo whatsapp:

  1. INICIO DA CONVERSA

No inicio da conversa pelo whatsapp lembre-se de que por mais que esteja diante de um celular, há uma relação “humana” ali. Você precisa tornar esse processo próximo. Como?

Dando boas-vindas, e colocando perguntas abertas para que o cliente fale o que ele precisa da sua loja de roupa infantil.

Exemplo:

Olá, Juliana, bom ter você por aqui! (no final da frase coloque um Emoji)

Esse é o melhor horário pra gente conversar, ou prefere que te chame as 18h?

Fala pra mim qual a sua necessidade que vejo a melhor opção pra você!


2. INTERAGINDO COM A CLIENTE


Ao retornar, sempre coloque uma pergunta no final, para que o cliente fique na “obrigação” de responder. Não é obrigação propriamente dita, mas é aquela coisa que fica na mente da outra pessoa, do tipo "preciso dar a resposta".

Exemplo: continuando a conversa com a Juliana...

Estou precisando de uma roupa para meu filho. Ele usa tamanho 8. Nada muito caro.

VOCÊ: Ah sim, tenho várias peças no menino 8, tenho certeza de que tanto você quanto ele vão amar o que tenho aqui. Por que isso? Neurologicamente, você já fez a cliente imaginar que suas peças são lindas, e que sim, ela pode amar (acrescente emoji final da frase).

E continue a etapa investigativa da venda: Tem alguma sugestão, ou algo ( cor, tecido) que você não goste? Assim, direciono as melhores opções pra você.

Fazendo isso, além de você aproveitar seu tempo, também não deixa a Juliana perder tempo.


3- IDENTIFIQUE O TIPO DE CLIENTE

Perceba com qual frequência ela responde. Mas por que isso é importante? Por que cada cliente tem um ritmo de compra. Tem aquelas clientes rapidinhas, que querem sentar, escolher comprar e pronto. E tem aquelas que mandam mensagem, e retornam depois de horas.

Se ela é rápida, seja rápida. Se ela é mais lenta, acompanhe esse ritmo, não pressione a cliente. A sua resposta deve ser imediata, mas a da cliente pode demorar, e está tudo bem com relação à isso. Tem clientes que não gostam de se sentir pressionados durante a compra.


4- TENHA O FLUXO DA CONVERSA COM VOCÊ

Quando você começar com a conversa pelo whatsapp, saiba dar continuidade no assunto. Como seria esse fluxo?

- Introdução- inicio da interação com o cliente

- Identificação da necessidade- o que ele precisa

- Timing da conversa- acompanhar os diferentes tipos de clientes e suas formas de compra

- Encerramento da conversa- é você quem encerra a venda/ou não venda, e não o cliente.


5- ENCERRE E ARQUIVE A CONVERSA


Quando você toma essa atitude, você demonstra seriedade com seu negócio, e dá a conotação de que não está ali pra perder tempo, nem o seu e nem do cliente. Dando certo, agradeça e faça o pós venda. Não dando certo, encerre o atendimento.

Importante arquivar a conversa e identificar o cliente com alguma observação que faça você lembrar quem é esse cliente, isso quando você já inserir o nome dele no seu banco de dados. Assim, cada vez mais você vai conhecendo melhor quem é seu cliente, o que compra, como gosta de comprar, e alimenta o relacionamento!


Venda é relacionamento, e sabendo aproveitar todas as oportunidades que chegam até você, por diferentes meios, é o que fará com que você aumente sua base e interaja com cada vez mais potenciais clientes!


Beijos no coração,

Kelly Galvão






 
 
 

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