WHATSAPP COMO SEU VENDEDOR! NUNCA MAIS FIQUE SEM RESPOSTA!
- Kelly Galvão
- 24 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

Você já parou pra pensar nas infinitas possibilidades que a gente tem de vender pelo whatsapp, já que mais de 2 bilhões de usuários tem o whatsapp, e a maior parte deste público na primeira tela do celular. No Brasil, ele está instalado em 99% dos celulares brasileiros, dados do Panorama Mobile Time/Opinion Box.
O maior problema em vender pelo whatsapp é que se você não tem um processo, fica complicado conseguir realizar uma venda!
Todo mundo fala que o hábito de consumo mudou, e mudou mesmo! Vender pelas mídias é o que mais a empreendedora deve buscar para o seu negócio diante da evolução da internet. Alguns especialistas dizem que ocorreu um salto no tempo, onde o que viveríamos daqui há alguns anos, estamos vivendo hoje.
E outra: se você não estava preparada para essa evolução, prepare-se, pois é um caminho sem volta. Ninguém mais se vê sem uma interação pelas mídias.
Mas como você constrói uma conversa com whatsapp para que leve seu cliente à compra? Existem algumas dicas do que você pode fazer para conseguir extrair ao máximo essa ferramenta. Essas e outras situações de venda você também encontra em meu curso "Como Montar sua Loja Infantil do Zero". Venda é o motor de qualquer negócio e saber vender, e como vender deve ser uma das suas prioridades quando você começa a empreender.
O que você precisa fazer para vender pelo whatsapp:
INICIO DA CONVERSA
No inicio da conversa pelo whatsapp lembre-se de que por mais que esteja diante de um celular, há uma relação “humana” ali. Você precisa tornar esse processo próximo. Como?
Dando boas-vindas, e colocando perguntas abertas para que o cliente fale o que ele precisa da sua loja de roupa infantil.
Exemplo:
Olá, Juliana, bom ter você por aqui! (no final da frase coloque um Emoji)
Esse é o melhor horário pra gente conversar, ou prefere que te chame as 18h?
Fala pra mim qual a sua necessidade que vejo a melhor opção pra você!
2. INTERAGINDO COM A CLIENTE
Ao retornar, sempre coloque uma pergunta no final, para que o cliente fique na “obrigação” de responder. Não é obrigação propriamente dita, mas é aquela coisa que fica na mente da outra pessoa, do tipo "preciso dar a resposta".
Exemplo: continuando a conversa com a Juliana...
Estou precisando de uma roupa para meu filho. Ele usa tamanho 8. Nada muito caro.
VOCÊ: Ah sim, tenho várias peças no menino 8, tenho certeza de que tanto você quanto ele vão amar o que tenho aqui. Por que isso? Neurologicamente, você já fez a cliente imaginar que suas peças são lindas, e que sim, ela pode amar (acrescente emoji final da frase).
E continue a etapa investigativa da venda: Tem alguma sugestão, ou algo ( cor, tecido) que você não goste? Assim, direciono as melhores opções pra você.
Fazendo isso, além de você aproveitar seu tempo, também não deixa a Juliana perder tempo.
3- IDENTIFIQUE O TIPO DE CLIENTE
Perceba com qual frequência ela responde. Mas por que isso é importante? Por que cada cliente tem um ritmo de compra. Tem aquelas clientes rapidinhas, que querem sentar, escolher comprar e pronto. E tem aquelas que mandam mensagem, e retornam depois de horas.
Se ela é rápida, seja rápida. Se ela é mais lenta, acompanhe esse ritmo, não pressione a cliente. A sua resposta deve ser imediata, mas a da cliente pode demorar, e está tudo bem com relação à isso. Tem clientes que não gostam de se sentir pressionados durante a compra.
4- TENHA O FLUXO DA CONVERSA COM VOCÊ
Quando você começar com a conversa pelo whatsapp, saiba dar continuidade no assunto. Como seria esse fluxo?
- Introdução- inicio da interação com o cliente
- Identificação da necessidade- o que ele precisa
- Timing da conversa- acompanhar os diferentes tipos de clientes e suas formas de compra
- Encerramento da conversa- é você quem encerra a venda/ou não venda, e não o cliente.
5- ENCERRE E ARQUIVE A CONVERSA
Quando você toma essa atitude, você demonstra seriedade com seu negócio, e dá a conotação de que não está ali pra perder tempo, nem o seu e nem do cliente. Dando certo, agradeça e faça o pós venda. Não dando certo, encerre o atendimento.
Importante arquivar a conversa e identificar o cliente com alguma observação que faça você lembrar quem é esse cliente, isso quando você já inserir o nome dele no seu banco de dados. Assim, cada vez mais você vai conhecendo melhor quem é seu cliente, o que compra, como gosta de comprar, e alimenta o relacionamento!
Venda é relacionamento, e sabendo aproveitar todas as oportunidades que chegam até você, por diferentes meios, é o que fará com que você aumente sua base e interaja com cada vez mais potenciais clientes!
Beijos no coração,
Kelly Galvão
Comments