top of page

O QUE A PARÁBOLA DOS TALENTOS ENSINA SOBRE MONTAR UMA LOJA INFANTIL DE SUCESSO!

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 28 de out.
  • 3 min de leitura

ree


Logo pela manha me deparei com leitura da "parábola dos talentos" (encontrada em Mateus 25: 14-30) em que narra um homem que distribuiu talentos (dinheiro). A história conta que um homem de posses vai viajar e confia a seus servos uma quantia de dinheiro, distribuída de acordo com a capacidade de cada um: cinco talentos para um, dois talentos para outro e um talento para o terceiro.


Perceba que embora os servos tivessem o mesmo trabalho, o senhor soube identificar capacidades diferenciadas de cada um para exercer sua função, já que a quantia de dinheiro dada não era a mesma para todos. O primeiro servo, com cinco talentos, sai, trabalha e negocia, dobrando o capital para cinco talentos. O segundo servo, com dois talentos, faz o mesmo e duplica seu dinheiro para quatro talentos. O terceiro servo, com um talento, tem medo do seu senhor e enterra o dinheiro na terra, o devolvendo sem ter multiplicado.


Assim que o senhor retornou, fez seu julgamento. O senhor elogia os dois primeiros servos como "bons e fiéis" e os recompensa com novas responsabilidades e um convite para participar da sua alegria. O senhor chama o terceiro servo de "mau e preguiçoso", repreende-o por não ter ao menos depositado o dinheiro em um banco para render juros e determina que o talento seja tirado dele e dado ao que tem dez. Por medo, enterrou seu único talento foi repreendido por sua inércia e negligência.

 Qual a conclusão que você pode tirar dessa parábola HOJE para a sua história? Eu consigo extrair várias conclusões.


PRIMEIRA CONCLUSÃO

Por medo e por não saber como multiplicar o dinheiro, o servo se sentiu paralisado e não teve a ambição de procurar ajuda para realizar um trabalho efetivo. O medo é um dos maiores inimigos para quem quer progredir e fazer novos projetos.


SEGUNDA CONCLUSÃO

Se mantiver a palavra talento em sua essência, talvez o medo de iniciar um novo projeto esteja paralisando o talento que você já tem, e só não consegue ir adiante devido ao medo do fracasso embarcando numa jornada empreendedora.


TERCEIRA CONCLUSÃO

Sob a ótica da iniciativa, veja como é importante você tomar uma decisão em que irá valorizar o investimento, em contraste com a passividade e a inércia. Muitos momentos você pode encarar um novo objetivo como algo longe da sua realidade, e só por conta desse pensamento já não tem a postura ativa de buscar algo novo e promissor para a sua vida.


Nem sempre a gente entende o processo inicial de como montar uma loja infantil, de como estruturar um negócio, e assim realizar o sonho de trabalhar por conta própria. Isso não pode ser um empecilho, você precisa buscar conhecimento teórico e prático para que  viabilize seu sucesso.


É começar algo de forma irresponsável e sem estrutura inicial? Logico que não. Mas sim, buscar aprender sobre o negócio, buscar conhecimento sobre o mercado, ter contato com empreendedoras do segmento infantil, e então, iniciar sua loja infantil de sucesso.


A Parábola dos Talentos é uma história bíblica que ensina e importância de usarmos os dons e recursos que Deus nos dá com responsabilidade e eficiência. Dai a importância de ter o conhecimento correto para evitar frustrações e se desmotivar no meio do caminho. No meu curso ENTELÉQUIA, um Curso de Gestão Comercial e Planejamento Estratégico para você que precisa iniciar um negócio funcional e com resultados de alta performance, mas não sabe por onde começar esse processo. Além disso, você vai aprender a gerenciar sua equipe (caso tenha) ou organizar a sua rotina para dar conta de todas as atividades em todos os departamentos da sua empresa.  


Parafraseando Cesar Souza, você é do tamanho dos seus sonhos! Não deixe o medo tomar conta dele, do seu sonho!



Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial

 
 
 

Comentários


bottom of page