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EMPRESAS NÃO CRESCEM, SÃO CONSTRUÍDAS!

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 27 de out.
  • 3 min de leitura


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Esse título não é de minha autoria, mas é interessante que mesmo com o passar dos tempos o conceito ainda é latente e atual. Por algum momento, e refletindo sobre o assunto, pensei que esse contexto de “empresa com propósito” fosse algo fora de moda, em que os empresários não mais usassem na condução de suas empresas. Estava errada, graças a Deus!


Iniciando a leitura do livro de André Bobek, “Empresas não crescem, são construídas”, publicado em 2025, percebo o quanto é importante nos dias atuais você desenhar o que quer construir, envolvendo missão, visão e valores que vão dar a sustentação à cultura organizacional, e dessa forma colocam a empresa em níveis diferenciados da concorrência.


Isso porque, e de acordo com o Observatório da Indústria, empresas com propósito definido têm uma reputação mais forte e conectam-se emocionalmente com clientes, proporcionando mais vendas, as empresas tem 63% mais chances de crescimento sustentável no longo prazo (madeiratotal.com.br), permanecendo mais tempo no mercado, além de que mostrou que 90% dos consumidores brasileiros confiam mais em empresas com propósito (valoragregado.com),segundo a pesquisa da Porter Novelli / IBPAD.


Sei que tem muitas formas de você começar um negócio! Pode ser pela familiaridade do produto, pode ser pela deficiência do mercado na região em que você mora, pode ser pela sua necessidade particular de querer ser a dona de seu próprio negócio.

Independentemente de como você pretende começar, existe uma necessidade inicial de qualquer empresa de qualquer tamanho que precisa ser definida antes de ser construída: começar por um propósito!


Trabalhei em diversas empresas de todos os tamanhos, e pequenas ou grandes, e percebi que as que definiam seus objetivos orientados por propósito, missão, visão e valores, era empresas em que você sabia o que estava fazendo, porque estava fazendo, e o melhor, os colegas de trabalho andavam na mesma direção, potencializando o resultado, ao contrário daquelas que não sabiam para onde queriam ir.


Embora ter um propósito definido e escrito não é o que basta, mas sim vivenciá-lo  dentro da cultura organizacional. Trabalhei numa grande empresa que apesar de ter estruturado missão, visão e valores, tudo bem escrito e destacado num quadro na parede, a maioria de seus funcionários não sabiam da sua existência.


Mas por que é tão importante encontrar seu propósito?

  • Empresas orientadas por propósito têm probabilidade 66% maior de serem lucrativas.

  • Organizações com propósito cresceram cerca de 3 vezes mais rápido que aquelas sem propósito.

  • Empresas com propósito tiveram crescimento de receita de cerca de 10% vs 4% de organizações sem propósito no estudo citado.


O que ocorre normalmente é que a pequena empreendedora do segmento infantil, ou de qualquer outro segmento, não sabe elaborar o planejamento estratégico na prática, e dessa forma se vê num emaranhado de atividades que vão sendo realizadas de forma aleatórias, e não com clareza e consistência do negócio.


Você até pode começar pelo produto, deficiência do mercado ou necessidade especifica, mas precisa de um processo definido de como essas coisas se darão na construção do seu negócio, etapa por etapa.


Você tem dois caminhos: ou começa sua empresa de qualquer forma, acreditando que abrir uma empresa é somente comprar e vender algum produto, ou começa de uma forma coerente e assertiva, estruturando seu negócio com processos definidos que te levarão a construção de um negócio de sucesso.


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Definir e viver o propósito não é luxo, é estratégia.


Beijo no coração,

Kelly Galvão

 
 
 

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