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  • Foto do escritorKelly Galvão

QUANDO SEU LUCRO NÃO ESTÁ NO ESTOQUE PARADO!


Existe uma expressão utilizada atualmente que é a OBESIDADE MENTAL, que nada mais é do que uma overdose de informações e conteúdos expostos ao seu cérebro por um determinado período de tempo. Quanto mais você consome informações, seja nas redes sociais, livros, noticiários, cursos mais o seu cérebro se sobrecarrega e torna-se "obeso”.

No entanto, um perigo maior é quando o conteúdo absorvido não tem fundamento, e se tem, não tem relevância ao seu crescimento enquanto empreendedora.


Um conselho: filtre as informações que você vê, lê, escuta, e veja se realmente faz sentido para o seu negócio.


Dito isto, trago aqui algumas considerações sobre como o seu estoque é o seu maior patrimônio! Não surtem, contadores que me acompanham por aqui, mas digo patrimônio no sentido de que é o que você tem de mais valioso para dele, do seu estoque, gerar vendas saudáveis e assim, manter o seu negócio ativo.


No momento em que o estoque circula, você tem o retorno financeiro que você espera, e assim, começa um circulo virtuoso, de giro de mercadoria. Nesse sentido, de BENS DE GRANDE VALOR, é que afirmo que sim, seu estoque é seu bem mais precioso, já que é dele que você vai fazer acontecer com o seu negócio. Inclusive destaco um texto sobre patrimônio que ilustra minha afirmativa:


O que significa a expressão patrimônio?

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.


Um outro fator que várias pessoas afirmam, e que nem sempre é verdade, é que seu lucro está no estoque parado, naquele estoque que não circula!

Vou te mostrar como estoque parado não é sinônimo de perda de lucro. No vídeo abaixo te mostro por A + B que essa narrativa não é verdadeira:



 

Vamos supor que você compre mercadorias com preços diferenciados, e com isso consiga trabalhar com mark ups variados, totalmente possível e viável dentro de qualquer operação. Sua compra será de R$4.800,00 em 100 peças.


Num primeiro momento você comprou 20 peças (ITEM A), com preço de compra de R$50,00 reais, e colocou um mark up de 2. Consequentemente, seu produto custará R$100,00 (preço de venda).


Para outra mercadoria, você comprou 30 peças (ITEM B) com preço de custo de R$60,00 reais, e aplicou o mark up de 3, consequentemente seu preço de venda é de R$180,00 (60 x 3).


E para ultima aquisição de estoque, você comprou 50 peças (ITEM C) a um preço de custo de R$40,00 reais, e conseguiu aplicar um mark up de 4, já que as peças, além de ser uma excelente oportunidade de negócio, tem um valor agregado maior, onde você e seu consumidor percebem a qualidade no produto.


Um parêntese: A IMPORTÂNCIA DE VOCÊ CONHECER O SEU PRODUTO, e compor um estoque saudável, conteúdo que abordo no meu curso Como Montar sua Loja Infantil do Zero.

  

Minha compra ficaria dessa forma:

 

MARK UP

 

MARK UP

 

MARK UP

 

2

 

3

 

4

 

ITEM A

 

ITEM B

 

ITEM C

PREÇO COMPRA

R$ 50,00

 

R$ 60,00

 

R$ 40,00

Nº DE PEÇAS

20

 

30

 

50

CUSTO MERCADORIA

R$ 1.000,00

 

R$ 1.800,00

 

R$ 2.000,00

PREÇO DE VENDA

R$ 100,00

 

R$ 180,00

 

R$ 160,00

VOLUME DE VENDAS

R$ 2.000,00

 

R$ 5.400,00

 

R$ 8.000,00

 

No item VOLUME DE VENDAS, coloquei o resultado que você terá vendendo toda a mercadoria. Mas vamos supor que você foi muito assertiva no terceiro item (ITEM C), que além de ter uma margem de lucro maior, você esgotou o estoque. Vendeu todas as peças. Com isso, seu resultado foi de R$ 8.000,00, praticamente pagando toda a mercadoria adquirida (no exemplo, o valor da compra é de R$ 4.800,00), e ainda com sobrou dinheiro, provando por A + B que seu lucro não está no estoque parado.


Nem preciso falar que estoque parado é ruim para qualquer negócio, mas afirmar que o lucro está no estoque parado sem conhecer outras variáveis que impactam seu sucesso, é como dar um tiro no pé.


Essas análises devem ser feitas por qualquer empreendedora que quer administrar o seu negócio de forma profissional, entende para onde está indo seu lucro, e sabe como fazer compras assertivas para seu estoque girar e ter mais retorno financeiro.


Daí a importância de você acompanhar experts que entendem de negócio, sabem traçar estratégias de planejamento, e conseguem aplicar a teoria alinhada à prática, onde o sucesso vem como consequência dessas ações.


Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial- FGV



 

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