top of page
  • Foto do escritorKelly Galvão

A TRÍADE DO DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO: MISSÃO VISÃO E VALORES!





Sabe aquele negócio que você sonha em tirar do papel, mas não tem ideia pra onde ir, muito menos de como começar, ou o que precisa fazer primeiro para que esse sonho seja realizado? Mantenha calma, porque essa é a realidade da maioria das empreendedoras que querem ter seu negócio próprio.


O que você precisa é traçar um mapa com as diretrizes que vão impactar o funcionamento e andamento do seu negócio. E se tem algo que precisa ser definido para que você consiga elaborar um planejamento estratégico que funcione é a missão, visão e valores da empresa. Muitos comércios começam sem noção do que estão fazendo, sem analises de mercado, sem fundamentação teórica, o que dificilmente passam das estatísticas em que a cada minuto, quatro empresas fecharam as portas no Brasil em 2023, segundo o Mapa de Empresas, do governo federal.


Agora, se você nunca pensou à respeito, como você consegue desenvolver a tríade de uma forma coerente com o tipo de negócio que você pretende ter como sua fonte de renda?


Segue o roteiro.

Num primeiro momento, você tem um objetivo que é começar um negócio próprio. Ou por circunstancias da vida, ou por gaps no mercado, o objetivo aqui definido é montar algo seu.


Iniciado com esse objetivo, algumas ações ficam aleatórias se você não traça um direcionamento, que é aqui que entra a tríade de missão, visão e valores.

A MISSÃO é a razão de existir da empresa. Perceba que pode até partir do objetivo inicial, mas nessa etapa da construção do raciocínio você precisa fazer a seguinte pergunta: se minha empresa deixasse de existir, do que meu cliente sentiria falta?

VISÃO é aquilo que você pretende alcançar num determinado tempo, qual a visão que você tem da sua empresa. Daqui 1 ano, 3 anos, 5 anos, como você pensa em estar com sua empresa? Estruturada, com uma equipe de alta performance, sendo referencia no mercado em que atua? Para isso, escreva onde você está (situação atual) e onde pretende chegar (situação ideal).

Os VALORES é a forma como você vai executar suas ações em termos de comportamento humano. Fácil de entender: é só pensar nos seus valores como pessoa, o que você tolera, e o que é inegociável? Esses comportamentos ajudam a direcionar as ações para que se cumpra a missão e visão.


Alinhavando a tríade, tem-se o PROPÓSITO que é o por quê que você faz o que faz, a alma da sua empresa, um motivo forte e significativo que impulsiona nossas ações de decisões, dando direcionamento e clareza para se alcançar o que se almeja.


A ideia é que você faça um brainstorming no sentido de responder as questões:


  • O que minha empresa faz?

  • Onde quero chegar?

  •   Quais comportamentos preciso ter?

No meio do caminho, o propósito sempre surge de algo inusitado, em que você espera. Mas vem de uma forma tão envolvente, que você saberá o porquê da sua empresa existir. Fique atenta aos sinais que te mostrarão qual o verdadeiro sentido de você ter um negócio próprio. Tenha absoluta certeza de que não é vender um produto ou serviço, é algo que vai além disso.


Conheça o meu curso ENTELÉQUIA, da teoria à prática na gestão comercial. Entenda as ferramentas de gestão e otimize as atividades do seu dia a dia buscando atingir os objetivos organizacionais.



Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial

5 visualizações0 comentário
bottom of page