top of page
  • Foto do escritorKelly Galvão

POR QUE FENOMÊNOS COMO EL NINÕ PODEM ATRAPALHAR A VENDA DA COLEÇÃO DE INVERNO NA MINHA LOJA INFANTIL?



Se tem uma dúvida que fica na mente da empreendedora é saber que tipo de roupa investir em determinadas épocas do ano, já que fenômenos como El Ninõ podem afetar o clima, e atrapalhar a venda da coleção de inverno, onde a maioria dos pais realizam suas compras quando chega o frio e percebe que a criança “esticou”, não tendo outra opção a não ser a de providenciar novos looks.


Dúvida essa não é somente do lojista, mas também dos pais que se preocupam em vestir seus filhos de forma adequada e confortável durante fenômenos climáticos extremos, como o El Ninõ, com a indecisão do que comprar, se apostam em looks mais quentinhos ou se aguardam realmente a chegada do frio para daí investir na troca das peças.


O El Niño, um evento climático caracterizado por temperaturas anormalmente quentes, desencadeia alterações no clima em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, onde o verão persiste e se mantem quente em várias regiões.


A secretária-geral da WMO, Celeste Saulo, salientou que o El Niño contribuiu para os recordes de temperatura desde junho do ano passado, tornando o ano o mais quente já registrado; e embora esteja enfraquecendo, modelos climáticos indicam 60% de chance de sua persistência até maio desse ano. Para os pais, preparar seus filhos para enfrentar esse clima imprevisível pode ser uma tarefa desafiadora.


A indústria da moda infantil vem de encontro respondendo a essa necessidade com uma variedade de opções de roupas projetadas especificamente para enfrentar condições climáticas adversas. De jaquetas impermeáveis a peças básicas, os pais agora têm acesso a uma ampla gama de roupas que garantem que seus filhos estejam protegidos e confortáveis durante o El Niño.


Uma outra variável importante é a tecnologia têxtil avançada que desempenha um papel fundamental na criação de roupas infantis adaptáveis ao clima. Materiais respiráveis e de secagem rápida permitem que as crianças se movam livremente, enquanto ainda as mantêm protegidas do clima. Camadas leves e funcionais também oferecem versatilidade, permitindo que os pais ajustem facilmente a roupa de acordo com as mudanças repentinas de temperatura.


Muitas marcas estão oferecendo opções de roupas infantis fabricadas com materiais ecológicos e processos de produção sustentáveis. Isso não apenas ajuda a reduzir o impacto ambiental, mas também promove uma consciência ambiental desde cedo nas crianças.


Enfrentar o Super El Niño com a roupa certa para as crianças requer um equilíbrio entre funcionalidade, conforto e consciência ambiental. Com a crescente disponibilidade de opções de moda infantil adaptadas ao clima e preocupadas com o meio ambiente, os pais podem se sentir mais preparados para lidar com os desafios que o clima extremo apresenta, garantindo que seus filhos estejam protegidos e prontos para aproveitar todas as aventuras, independentemente das condições meteorológicas.


O lojista que entende esse fenômeno, acompanha as variáveis de clima consegue adequar seu mix de produtos para atender a essa demanda latente, com peças como jaqueta corta vento, camisetas e blusinhas em meia malha,  moletom com e sem felpa. Fazer um mix assertivo é uma das atividades que você desenvolve no meu curso Como Montar uma Loja Infantil do Zero, entendo as diversas situações que envolve trabalhar com roupa de criança.


Saber encontrar o produto ideal de acordo com o clima atual é um desafio, mas que deve ser a busca constante da empreendedora de sucesso.



Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial- FGV

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page