top of page

O MEU PROLABORE DEVE SER DO TAMANHO DOS MEUS SONHOS!!

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 17 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 2 de abr. de 2022



ree

Qual deve ser meu salário de empreendedora? Seria maravilhoso começar a empreender no segmento infantil e ter o salário que a gente sempre sonhou. Não seria? Mas a gente sabe que não é bem assim que acontece, principalmente no início de carreira .


Definição de Pró-labore: salário da sócia que trabalha na empresa. Se você é “eupresa”, trabalha sozinha e não tem sociedade com ninguém, não terá com quem dividir. Caso contrário, se tiver uma sócia, e ela não trabalhar, ela não terá direito ao pró-labore, e sim, à divisão dos lucros.


Mas vamos fazer uma retrospectiva do seu projeto: você começou a empreender, a ter seu negócio próprio, e isso com uma reserva financeira. O que você quer nesse momento é que seu negócio dê certo e que você consiga tirar seu pró-labore daqui. Mas nem sempre isso é possível, principalmente no começo.


A primeira dica que te dou é: tire o mínimo possível e reinvista no seu negócio, para que ele ganhe corpo, ganhe densidade, ganhe consistência. Dessa forma, além de melhorar seu estoque, seu negócio começa a tomar outras proporções.


Mas Kelly, quanto seria esse valor?


Você pode calcular isso de duas formas:

1ª delas: depois de tudo pago, você tem lá 3 mil reais na conta. Divida esse montante em 3 partes: uma parte vai para um fundo de oportunidades/emergência, outra parte vai reinvestir no negócio e outra parte para seu pró-labore. Fica R$ 1000 pra cada.


2ª delas: veja na sua região quanto ganha um profissional que faz o mesmo que você. 2000 mil? 3 mil??? Pesquise. E isso pode ser como referência para você tirar seu pró-labore. Se tiver muitoooo mais dinheiro, deixa lá. Ou melhor, busque uma aplicação financeira, porque dinheiro parado é dinheiro perdido, e no final de um período, final do ano por exemplo, você faz a divisão dos lucros, para você e se tiver sócios, também para os sócios.


Tudo vai depender do que você acredita que seja coerente com sua realidade.

Mas pra tudo isso dar certo você precisa de criar regras. A gente somente cria um hábito se fizer sempre. Então, crie regras e jamais esqueça delas.


1ª REGRA- faça isso sempre numa data especifica. Determine quando você fará sua retirada, e assim o faça.


2ª REGRA- não misture dinheiro seu com dinheiro da sua empresa. É muito importante você ter o controle financeiro do CPF e CNPJ separados. Não misture as coisas.


3ª REGRA: não tire dinheiro do caixa da sua empresa pra cafezinho, almocinho, lanchinho. A gente acha que é pouco, mas no final do mês, as contas não fecham.

Crie o hábito : o dinheiro da empresa é da empresa, e o dinheiro seu é dinheiro seu. Sei que tudo vai para um balaio só, mas dessa forma você terá melhor acompanhamento das contas.

Dicas financeiras você também encontra no meu curso "Como Montar uma Empresa de Sucesso", com um módulo inteiro falando de dinheiro e como melhor administrá-lo!

Somente assim você consegue crescer não somente financeiramente com seu negócio, mas também evoluir enquanto empreendedora de sucesso na moda infantil.


Sucesso é o que desejo para você!

Kelly Galvão

 
 
 

Comentários


bottom of page