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Estratégia de Marketing para vender roupa de criança

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 4 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de fev. de 2021


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MIX DE MARKETING: O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM OS 4P’S DOS MARKETING

Não adianta pensar no produto sem pensar no preço; não adianta pensar no preço se não souber onde vou vender e como vou promover meu produto. Isso que é o Mix de marketing ou os 4P’s de marketing. São pilares essenciais para você construir uma boa estratégia de marketing abordando o que precisa para começar.

Os 4P’S do Marketing, também chamado de Mix de marketing, são os 4 pilares da estratégia de marketing, onde todos os elementos são trabalhados em conjunto como uma engrenagem, e que tem como objetivo colocar a marca no mercado de acordo com o que ela pretende atingir, tanto em termos de público, como em posicionamento de mercado. Administrando esses pilares, trabalhando em cima dessas variáveis, acompanhando dia a dia você conseguirá chegar ao final da sua estratégia com sucesso.


MAS POR ONDE TUDO COMEÇOU: A HISTÓRIA

Se você não é da área de marketing, você pode até achar que isso é um conceito recente. Mas na verdade, esse conceito foi criado em 1960, por Jerome McCarthy, e amplamente divulgado por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno. Kotler popularizou esse conceito para o mundo, em 1967. Apesar da idade, o Mix de Marketing é utilizado hoje em dia, logicamente com as adaptações que ocorreram no mercado, principalmente com a entrada do marketing digital.


ENTENDENDO OS 4P’S: PRODUTO, PREÇO, PRAÇA E PROMOÇÃO

Lembre-se que tudo o que você for fazer é para gerar o desejo de compra do consumidor. É para o cliente escolher a sua marca, o seu produto e não a do concorrente.


1º P- PRODUTO Nossa que fácil! Parece, mas não é! Se você for superficial nas suas análises, com certeza você vai pensar: vou vender roupa de criança. OK! Mas... e daí? Como será o estilo? Quem será seu público? Sempre aconselhamos nossas clientes da Malharia Kids que tenham em mente o tipo de produto que querem trabalhar e assim, realizar uma excelente compra. Para isso, responda as questões abaixo: • O que o consumidor está procurando, o que ele quer? • Quais características precisa estar presente? • Qual será o nome? • Qual será a marca? • Terá qualidade percebida pelo cliente? • Por que o cliente optará pelo seu produto e não do concorrente? • O produto é relacionado a boas experiências? • O produto traz sensação de prazer ao ser consumido?


2º P- PREÇO

Por qual preço você acredita que o seu produto esteja competitivo no mercado, você consiga gerar lucros, e manter a empresa saudável? Essa e outras questões precisam estar claras antes da precificação. Existem alguns conceitos: quando o consumidor encontra um produto muito barato, tende a desconfiar da qualidade. Quando isso é o oposto, o produto é muito caro, pode desinteressar o público que pretende atingir. Encontrar essa equação ideal, onde você tenha um preço justo, consiga ter lucro e ser competitivo exige esforço e estudos constantes. No nosso site souumsucesso, falamos à respeito desse e outros conceitos que ajudarão você a construir um negócio de sucesso.

Pergunto para você: • Qual o preço do produto? • Com que marca seu produto é comparado? • Seu cliente é sensível a preço? • O valor cobrado é justo, condizente com o que está entregando? • A qualidade é percebida pelo cliente? • O preço está competitivo com a concorrência?


3º P-PRAÇA

A praça nada mais é do que onde você vai comercializar seu produto. Loja física, ou internet, ou ambos, quais serão os canais que farão com que o cliente encontre seu produto. Vamos às perguntas para você elaborar uma boa estratégia de marketing: • Como definir a praça? • Como o consumidor conseguirá achar seu produto? • Onde estão seus concorrentes? • Onde seus clientes buscam o seu produto?


4º P- PROMOÇÃO

Aqui muitas pessoas tem um conceito errado do quarto P, pois não é somente fazer promoção do produto com relação ao preço, liquidando, mas sim, promover o produto com relação à divulgação no mercado. No que você precisa pensar: • Como vou anunciar meu produto? • Qual o melhor momento para promover? • Existe um calendário que é possível seguir?

Como citei no inicio, um P depende de outro P, e o conjunto de ações envolvendo os 4P's é que vão fazer com que você tenha um efetivo planejamento de marketing.




 
 
 

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