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COMO VENDER PELO WHATSAPP

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 19 de set. de 2022
  • 4 min de leitura




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Você acredita que vender pelo whatsapp é uma boa estratégia?

Você acredita que é uma ferramenta prática e rápida para fechar negócios?

Você acredita que milhões de usuários tem o aplicativo na palma da mão?


Se você disse sim para uma das perguntas acima, você está correta. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets e smartphones) em uso, o que resulta em 2 dispositivos por habitante. Do total, 53% são celulares (242 milhões). O levantamento é do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada.


Outro dado importante é que o Whatsapp está presente em 99% dos celulares dos brasileiros, e 59% deixam na tela inicial de seu smartphone. Já te dei números satisfatórios para que você, sim, seja especialista na venda pelo whatsapp.


Mas muita gente não sabe como começar a conversa e vem logo com um: Posso ajudar???? Maravilhosas que nos seguem, pelo bem do nosso negócio, nunca comecem uma venda dessa forma, nem virtual e nem presencial. Importante você conhecer sobre técnicas de vendas, inclusive no meu curso “Como Montar sua Loja Infantil do Zero” tem um módulo essencialmente comercial, como você estrutura esse setor dentro do seu negócio de roupa infantil.


Por mais que seja uma ferramenta conhecida, nem sempre a gente consegue começar uma conversa, para que leve seu cliente à compra. Coloquei abaixo 4 situações que você com certeza deve vivenciar na sua loja de roupa infantil, e como se sair bem em cada uma delas!


1ª SITUAÇÃO: VOCÊ NÃO TEM MATERIAL PARA TRABALHAR. VOCÊ NÃO TEM LEADS (CONTATOS)!

Se não tem contatos, como trabalhar pelo whatsapp? Tudo o que for fazer, o que for divulgar, em outras mídias e inclusive no whatsapp você precisa pegar o contato com cliente, e pedir autorização para colocar o cliente em seu banco de dados. Isso para todas as pessoas que entrarem em contato com você. Você pode interagir no Instagram, onde a pessoa clica no link e vai direto para o whatsapp, ou você pode divulgar nos stories. Use sua criatividade! Dessa forma, você vai construindo sua carteira de clientes.

Além do digital, use seus contatos próximos para conseguir contatos.

Por exemplo: Oi “Juliana”, você sabe que comecei meu negócio de roupa de criança, que muita gente considera como artigo de 1ª necessidade, já que a criança cresce diariamente. E da forma como estou trabalhando, consigo levar praticidade e conforto para as mães, no momento da escolha das peças (destaque seu diferencial). Você acredita que suas amigas precisam de praticidade e conforto? (aguarde a resposta). Em seguida, já pergunta sobre aquela amiga que tem filhos.


2ª SITUAÇÃO: VOCÊ JÁ TEM O CONTATO E A CLIENTE QUER SABER O PREÇO DO PRODUTO PUBLICADO!

O que a gente 99% das pessoas fazem é já informar o preço. Isso é fato. A maioria das transações comerciais querem saber se o preço está dentro ou fora do orçamento, e é aqui que a gente perde cliente. No momento em que falar o preço, já perdeu o lead, caso a venda não se concretizou. O que você vai fazer a partir de hoje:


NÃO VAI FALAR O PREÇO. NÃO VAI MANDAR ORÇAMENTO!


Entenda o que o cliente quer, faça perguntas abertas, aquelas que o cliente precisa falar mais... Por exemplo, pergunta do cliente: “quanto custa o conjunto tamanho seis, que você postou no story?

Sua resposta: Esse conjunto está sendo amado pela maioria das pessoas. Postei hoje, e já várias clientes querem saber sobre esse look. Mas deixa entender melhor sua necessidade: quem vai usar o conjunto e em qual ocasião? Estou te perguntando porque tenho peças maravilhosas, que se você gostou dessa, tenho certeza de que vai amar o que ainda nem postei. Coloca um emoji no final da frase escrita.

A pessoa responde: filho, parente, e se é para festa, casual... Se você usar a mensagem por voz, fica mais fácil de interagir com o cliente, e mais rápido. Da resposta recebida, e você antenada que é, já conseguiu captar a informação do que a cliente precisa, e diz: já sei o que procura e se encaixará perfeitamente no que você precisa. A partir daqui você está com a venda nas suas mãos!

Você vai encontrar de tudo, desde a que quer só preço, especulação, ou encontra o cliente que realmente quer comprar. Tenha coragem de agir dessa forma, e vá testando seu script de vendas. Faça o teste A/B.


3ª SITUAÇÃO: TEU WHATSAPP ESTÁ PARADO, NÃO TEM NINGUÉM PRA RESPONDER!

O que eu faço? Posso lhe afirmar que o whatsapp é nosso maior vendedor, isso porque todos os pontos de contato com cliente remetem para ele, o whatsapp. Atendemos em média, 50 clientes por dia que enviam mensagens. Mas nem sempre foi assim! Já fizemos PLANO DE AÇÃO onde a gente ia buscar cliente no google, ou clientes de uma região especifica, ou associação comercial. O importante é que tudo foi sendo construído. E você precisa construir isso. No momento dessa abordagem, as informações enviadas não era somente para falar de produtos, mas de assuntos que iriam levar para a venda.


4ª SITUAÇÃO: CRIAR LISTA DE TRANSMISSÃO!

A lista de transmissão é para a divulgação de alguma informação em massa, sem ter uma particularidade de cada cliente. Pode ser útil quando é algo informativo e você precisa que todos os seus clientes fiquem informados.

Trabalhe com metas: veja quantos cliente você tem na sua base, e calcule quantos dias de trabalho. Tenho cem clientes, trabalho cinco dias na semana, preciso interagir com vinte clientes por semana. Calcule essa meta, e vai.

Todo inicio é difícil, mas com consistência e coerência você chegará no resultado que precisa para que sua loja de roupa infantil seja um sucesso, e que tenha o número de cliente na sua base para realizar um excelente trabalho!


Beijos no coração,

Kelly Galvão


 
 
 

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