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COMO VENDER PELO WHATSAPP?

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 15 de set. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 2 de abr. de 2022



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Você acredita que vender pelo Whatsapp é uma boa estratégia?


Você acredita que é uma ferramenta prática e rápida para fechar negócios?


Você acredita que milhões de usuários tem o Whatsapp na palma da mão?


Se você disse sim para uma das perguntas acima, você precisa ler esse conteúdo. vamos falar sobre “Como vender pelo Whatsapp " de um jeito prático e aplicável!”


Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets e smartphones) em uso. Significa 2 por habitante. Do total, 53% são celulares (242 milhões). O levantamento é do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada.


Outro dado importante é que o Whatsapp está presente em 99% dos celulares dos brasileiros, e 59% deixam na tela inicial de seu smartphone.


Contra números não há argumentos! Você precisa utilizar essa ferramenta e se tornar especialista na venda de roupa de criança pelo whatsapp.


O problema é que muitas empreendedoras não sabem como começar a conversa e vem logo com um: Posso ajudar????

Maravilhosas que nos seguem, pelo bem do nosso negócio infantil, nunca comecem uma venda dessa forma, nem virtual e nem presencial.


Vou te dar algumas situações e em seguida um script de como você começa a venda do início ao fim, e como o vai interagindo com o cliente, utilizando as estratégias do funil de vendas.


1ª situação: VOCÊ NÃO TEM MATERIAL PRA TRABALHAR. VOCÊ NÃO TEM CONTATOS! Como vou começar: tudo o que for fazer, o que for divulgar, em outras mídias e inclusive no whatsapp você precisa pegar o contato com cliente, e pedir autorização para colocar o cliente em seu banco de dados. Isso pra todo mundo. Você pode interagir com IG, onde a pessoa clica no link e cai para o whatsapp, ou você pode divulgar nos stories do whatsapp. Todos os pontos de contato que você tiver com seu cliente precisam remeter para que ele, o cliente, deixe o contato, e você vai construindo sua carteira de clientes.

Além do digital, use seus contatos próximos para conseguir possiveis clientes. Como? Segue o script: Oi Juliana, você sabe que comecei meu negócio de roupa de criança, e que a gente pode considerar como artigo de 1ª necessidade, porque a criança cresce, não é mesmo? E da forma como estou trabalhando, consigo levar praticidade e conforto para as mães, no momento da escolha das peças ( fale seu diferencial, por exemplo, praticidade e conforto ). Você acredita que suas amigas precisam de praticidade e conforto, principalmente no momento de comprar as roupas para as crianças? Agora me conta: aquela tua amiga, tem filhos? E aquela outra? Vi no seu insta que você segue a ...., ela tem uma menininha linda, neh? Tem o contato dela?


2ª ETAPA: VOCÊ TEM O CONTATO E A PESSOA TE MANDOU MSG QUERENDO SABER PREÇO DE UM PRODUTO QUE VOCÊ PUBLICOU

O que a gente logo sai falando: O PREÇO! Isso é fato. A maioria das transações comerciais querem saber se o preço a dentro ou fora do orçamento, e é aqui que a gente perde cliente. Falo o preço e o cliente diz: "Obrigada" e vai embora. O que você vai fazer a partir de hoje: NÃO VAI FALAR O PREÇO. NÃO VAI MANDAR ORÇAMENTO.


Entenda o que o cliente quer, faça perguntas abertas, aquelas em que o cliente precisa falar mais... Por exemplo: pergunta do cliente: quanto sai o conjunto tamanho 6, que você postou nos stories?

Sua resposta: "Ah, esse conjunto está sendo amado pela maioria das pessoas. Postei hoje, e já várias clientes querem saber sobre esse look. Mas deixa entender melhor: quem vai usar o conjunto e em qual ocasião? Estou te perguntando porque tenho peças maravilhosas, e que se você gostou dessa, tenho certeza de que vai amar o que ainda nem postei. Coloca um emoji no final da frase.


Ai...a pessoa responde: filho, parente, e se é para festa, casual... Detalhe: use a mensagem por voz, fica mais fácil de interagir com o cliente, e mais rápido. Observando a resposta, você antenada que é, já conseguiu captar a informação do que a cliente precisa, e diz: já sei o que procura e tenho 3 opções se encaixarão perfeitamente no que você precisa. Em seguida, você dá mais 2 opções, com valores diferentes.


Você vai encontrar de tudo, desde aquela que quer só preço, especulação; ou encontra o cliente que realmente quer comprar. Tenha coragem de fazer o que precisa ser feito, e não somente informar o preço.


3ª ETAPA: TEU WHATS ESTÁ PARADO E NÃO TEM NINGUÉM PARA RESPONDER.

Posso te falar que, na Malharia Kids, o whatsapp é o nosso maior vendedor, isso porque todos os pontos de contato com cliente remetem para ele, o whatsapp. E atendemos em média, 50 clientes por dia que enviam mensagens. Mas nem sempre foi assim! Já fizemos plano de ação onde a gente ia buscar cliente no google, clientes de uma região especifica, cliente da associação comercial. O importante é que tudo foi sendo construído. E você precisa construir isso.

O importante é que a gente enviava posts de algo que não era somente de produtos, começava a conversa com outros assuntos para chegar na venda. O que vale aqui é você conhecer o cliente. Por isso, quando for salvar o contato do cliente no telefone, coloque alguma informação que te faça lembrar do histórico.

Assim: Oi Ju, tudo bem? Lembro da primeira vez que você trouxe o Gabriel aqui. Ele deve estar lindo e grande né! Já faz um tempinho. Veja se ela responde!

Outro exemplo: Oi Ana, tudo bem com você? Esses dias ainda estava pensando como te conheci, foi tão engraçado. Você lembra?

Eu não sei você, mas sempre lembro das minhas clientes, e ou eu entro em contato ou minha cliente manda mensagem.


Outra opção é criar lista de transmissão. Faça isso quando for divulgar algo em massa, de uma só vez, sem ter uma particularidade de cada cliente. Eu ainda prefiro as particularidades, pois torna a venda mais próxima, onde você consegue estreitar o relacionamento, e venda é relacionamento.


Você pode começar com o que tem. Veja quantos cliente você tem na sua base, e divida isso por dias de trabalho. Dessa forma você terá uma meta semanal de clientes para interagir, além dos clientes que estarão entrando em contato pela primeira vez.


No curso "Como Montar sua Loja Infantil do Zero" você tem um módulo exclusivo e prático sobre vendas. Você vai definir suas metas de vendas, criar indicadores de performance para acompanhamento, e a melhor forma de trabalhar o funil de vendas.


Tudo por acontecer! Dê foco e disciplina no seu trabalho e assim estará construindo uma base sólida e recorrente de clientes da sua loja de roupa de criança!


Sucesso é o que desejo para você!


Kelly Galvão










 
 
 

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