top of page

COMO VENDER MAIS FAZENDO COM QUE O CLIENTE COMPRE RECORRENTE

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 10 de mar. de 2023
  • 5 min de leitura

ree

O mundo mudou, e consequentemente, a forma de fazer negócios também, e numa velocidade que a gente nem imaginava. É óbvio, que para se manter no mercado, diante de tantas opções que o cliente têm, precisamos estar em estado de alerta constante para não deixar que seu cliente se torne fiel à outra marca, que não a sua.


E essa competição é que precisa provocar na empreendedora a necessidade de estado de alerta, como se todo dia você precisa conquistar e manter seus clientes. E para isso, haja ideias, conteúdos, alternativas para manter essa chama sempre acesa.


Essa forma de viver o dia a dia requer mudanças de que o ser humano nem sempre gosta de realiza-las a todo momento. Sair da zona de conforto, causa um tamanho desconforto acreditam deixar do jeito que está, já que para mudar você precisa de esforços diferentes e novas atitudes.


BUSCAMOS SEMPRE NOS MANTER EM SEGURANÇA


Segundo Jeffrey Keller, há dois tipos de mudança:



QUE VOCÊ NÃO CONTROLA

Ser demitida porque a empresa faliu!

O tempo que passa num engarrafamento!



QUE VOCÊ CONTROLA

Pedir demissão porque encontrou seu propósito empreendendo!

O tempo que passa navegando nas mídias digitais!



Mas ao perceber o resultado que a mudança pode provocar em você, vários resultados positivos aparecem:


  • Aumento da sua confiança em realizar as tarefas;

  • Aprende a ter resiliência, e tocar o barco conforme a maré;

  • Crescimento pessoal e profissional: você dona do seu negócio;

  • Melhora a autoestima;

  • Motivação: todo dia é recomeço.

E por onde você começa? Como fará as mudanças necessárias para que você venda mais e o cliente permaneça fiel à você?


05. ETAPAS


01. MANTENHA RELACIONAMENTO CONSTANTE COM OS CLIENTES

02. INVISTA EM VOCÊ VENDEDORA: TORNE-SE UMA VENDEDORA CONSULTORA

03. PLANEJE A PROSPECÇÃO DE NOVOS CLIENTES

04. FAÇA FOLLOW UP

05. ENTENDA O NOVO CLIENTE


01. MANTENHA RELACIONAMENTO CONSTANTE COM OS CLIENTES

Normalmente, as equipes de vendas buscam entrar em contato com seus clientes quando precisam vender. Aí, lembram-se do cliente para oferecer seus produtos ou serviços. Essa é uma característica de vendedores que esquecem que a Era da transação acabou e que a única coisa que importa é o hoje, o agora.

Com um mercado altamente competitivo, para cada necessidade de um cliente, existem milhões de oportunidades. E por que você acredita que seu cliente vai comprar de você e não da concorrência? É simples: pelo RELACIONAMENTO que você tem com ele, e não somente num momento de desespero para alcançar uma meta.


NA PRÁTICA

01. Permaneça em contato constante com seu cliente, mande um bom dia, uma mensagem, algo que você perceba que fará diferença no dia desse cliente;

02. Busque conhece-lo cada vez mais, e tenha isso anotado;

03. Determine qual a frequência que entrará em contato, para não ficar algo pegajoso;

04. Registre todo esse contato.


02. INVISTA EM VOCÊ VENDEDORA: TORNE-SE UMA VENDEDORA CONSULTORA

Qual seu maior patrimônio, pensando em você como pessoa? Muitos podem falar que é seus bens, outros família, outros amigos; mas na verdade seu maior patrimônio é sua sabedoria e inteligência.

“O temos ao Senhor é sabedoria, apartar-te do mal a inteligência”.

Jó 28:28

Conhecimento ninguém te tira, ninguém te rouba, é teu e está ai dentro do teu cérebro. Trabalhe metas e objetivos que vão fazer com que você tenha crescimentos diários e constantes. Busque conhecimentos diários e válidos para que você consiga aplicar no seu dia a dia. Somente assim, estará construindo um patrimônio blindado e que pertence à você.

Nesse vídeo te dou dicas do que fazer para vender roupa infantil




NA PRÁTICA

01. Crie objetivos específicos e mensuráveis: vou estudar, ler e aprender, 15 minutos sobre como funciona a mente do consumidor;

02. Acredite em você e na sua capacidade de aprender: Jesus convenceu seu povo à segui-lo, porque acreditava na sua capacidade. Já que somos feitos imagem e semelhança do Pai, assim também devemos acreditar na nossa capacidade. E isso, melhora sua segurança no contato com seu cliente;

03. Seja realista: ouse, mas seja realista, ou melhor, dê o passo do tamanho da sua perna

04. Seja comprometida com seus resultados: faça uma promessa consigo mesma de que vai trabalhar duro em busca do seu sucesso. Não deixe que as coisas do ambiente atrapalhem essa jornada. Foco é tudo!



03. PLANEJE A PROSPECÇÃO DE NOVOS CLIENTES

Vários são os motivos pelos quais você precisa buscar novos clientes:

· Clientes mudam

· Clientes morrem

· Clientes sentem-se atraídos pelos concorrentes

· Clientes mudam seus hábitos de compra

Enfim, a busca constante de novos clientes precisa ser uma rotina diária. No meu curso "Como Montar sua Loja Infantil do Zero" te ensino a criar essa rotina, e o que fazer para estar constantemente em contato com os clientes.



NA PRÁTICA

01. Crie um sistema: crie um formato em que todo dia você vai à busca de novos clientes. Isso precisa entrar na sua rotina;

02. Peça indicações: você tem 50% mais de chance de fechar novos negócios com clientes indicados pelos seus clientes.

03. Saia da zona de conforto: buscar novos clientes precisa ser “cara de pau”. Só de falar isso, já dá aquele frio na barriga. Mas, pensa no resultado final, se encha de coragem e vá. Atitudes como essa te deixam mais confiante em saber o que precisa fazer para chegar lá.


04. FAÇA FOLLOW UP


O follow up é o acompanhamento em que o vendedor lembra o cliente da sua conexão com o objetivo de não deixá-lo esfriar. O follow up é uma das atividades mais comuns dos profissionais de vendas e, também, uma das mais desgastantes.

Nem sempre a venda acontecerá numa primeira abordagem. O cliente, e aqui uma pausa: existem diferentes tipos de clientes, nem sempre compra com você no primeiro contato. A venda precisa ser trabalhada, e você precisam de muita paciência e determinação, e principalmente, acompanhamento do processo de vendas, estimulando sempre o cliente com sua melhor oferta.


NA PRÁTICA

01. Faça um esquema de trabalho em que consiga fazer esse acompanhamento. Dica: use sua agenda. Se preferir algo digital, use o www.trello.com;

02. Não deixe seu cliente “morrer” durante a jornada, mantenha o relacionamento vivo;

03. Até sete vezes de contato com seu cliente já é suficiente para saber se ele está interessado em seu produto ou não. Na última tentativa, deixe claro de que será a ultima abordagem. Faça de uma forma amigável, e deixe as portas abertas de seu negócio para quando ele precisar.


05. ENTENDA O NOVO CLIENTE


“Só existe um chefe: o cliente. E ele pode demitir todas as pessoas da empresa, do presidente do conselho até o faxineiro, simplesmente levando o dinheiro para gastar em outro lugar”.

Sam Walton


O cliente tem poder em suas mãos. Com tantas oportunidades, com tantas formas de fazer negócios, estar antenada nesse novo cliente é prioridade para se manter no mercado, afinal, ele pode fechar uma empresa simplesmente por adquirir seus produtos em outro local.


O cliente de hoje:

· Sabe que tem um grande poder em suas mãos,

· Determina as regras do jogo,

· Pressiona os preços,

· Quer tudo pra ontem,

· Dispõe da internet como aliada para boas aquisições (já sabe o que quer, como quer e onde comprar)


NA PRÁTICA

01. Estude seu cliente: faça perguntas abertas para que você consiga o máximo de informações e assim, utilizá-las no momento da venda;

02. Identifique qual estilo desse cliente e use isso a seu favor;

03. Mantenha um relacionamento saudável. A regra é clara: evite atritos. Quanto menos atrito com cliente, melhor a relação como um todo.


Beijos no coração,

Kelly Galvão



 
 
 

Comentários


bottom of page