COMO DEIXAR SUA LOJA ORGANIZADA MESMO COM ALTO FLUXO DE CLIENTES?
- Kelly Galvão
- 1 de mar. de 2023
- 3 min de leitura

Esse problema todo lojista gostaria de ter: em dias de alto fluxo, a loja fica demais bagunçada. Por um lado é bom, porque loja bagunçada é loja que vende, por outro lado você pode perder vendas por não encontrar o produto no meio da bagunça.
Eu vou te falar 5 passos que você pode fazer para que sua loja venda mais com visual merchandising. Sabe o que é isso?
O visual merchandising é um componente do marketing que envolve o ponto de venda e busca melhorar a experiência do consumidor, além de fortalecer a sua marca! Como consequência disso, você tem mais fluxo de clientes, e mais vendas.
Você precisa ter essa cena em mente: o cliente não conhece sua loja física, e quando ele tem o primeiro contato, ele precisa ficar encantado, você precisa tirar da boca dele essas palavras: QUE SHOW!
Mas como você deixa a sua loja mais atraente para público, aconchegante e que venda mais:
01. Setorize a loja. Coloque produtos semelhantes e que se complementam próximos uns dos outros. Com isso, facilita o cliente encontrar o que procura, e uma coisa leva a compra da outra. Os supermercados fazem bem isso, filtro de café próximo ao pó de café.
Para que isso funcione na sua loja, identifique como, a maioria dos clientes procuram as peças: qual a pergunta que fazem? Assim ficará mais fácil entender como o cliente busca por uma roupa de criança e ficará ainda mais fácil encontrar no ponto de venda. No meu curso "Como Montar sua Loja Infantil do Zero" você estrutura toda a sua loja desde o inicio para que tenha elementos viáveis para colocar sua loja funcionando perfeitamente.
02. Brinque com as cores. Eu fico muito confusa no momento da compra quando a loja é confusa visualmente falando, com um colorido bagunçado.. Fica bonito de ver, e de comprar, quando você consegue combinar cores, dentro de um degrade, com vitrines bem elaboradas. O visual impacta até no momento de entrar na loja. Mas ai você me pergunta: Kelly mas minha identidade é de roupas coloridas e bem estampadas. Sem problemas, veja qual a cor predominante e parta dai para organizar o estoque.
Inclusive o Neil Patel, em seu blog, fala de um conteúdo muito interessante sobre o significado das cores:

03. Mantenha organizada. Lojas com alto fluxo não conseguem manter a loja organizada. Aqui você tem duas opções:
· Exponha uma peça de cada modelo por numeração, e as peças básicas (jeans, camiseta básica, bermuda básica) deixe dobradas ou em estoque.
· Coloque caixas vazias por setor, e no momento em que não conseguir organizar, cada setor terá dentro dessas caixas a movimentação de produtos do dia.
04. Zona quente e Zona fria. Identifique qual é a zona quente e fria da sua loja. Quente mais cliente olha, fria menos cliente olha. Pegue uma folha de papel e desenhe sua loja. A partir daí, todo cliente que entrar você, com uma caneta, desenha o trajeto desse cliente. Vai ficar um rabisco só, mas onde tiver mais tinta é onde é sua zona quente. Com essa informação, você pode mudar o layout da sua loja a cada 3 meses, fazendo com que produtos estão em movimento e sempre passando pela zona quente.
05. Explore os sentidos- Já te falei que a compra é primeiramente feita pelos olhos, a gente compra primeiro pela visão! Mas não é somente a visão que conta. Dá para explorar outros sentidos como:
audição: tenha uma playlist específica, com músicas usadas também em comerciais publicitários e até mesmo no e-commerce da marca;
olfato: já sentiu um perfume específico em uma roupa de determinada marca ou dentro da loja dela? Essa é uma das estratégias mais impactantes e que ligam o odor à memória;
paladar: quem não gosta de comer enquanto compra? Cuidado para não sujar as peças.
O que você precisa é identificar qual a melhor forma de deixar sua loja agradável, simpática, em que o cliente tenha o prazer de voltar, e obvio, de comprar mais. Experiências diferentes geram conexão com cliente. Fixe sua marca na mente do seu consumidor que seu concorrente vai ter medo de você!
Beijos no coração,
Kelly Galvão
Comments