top of page

COMO DEIXAR SUA LOJA ORGANIZADA MESMO COM ALTO FLUXO DE CLIENTES?

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 1 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

Esse problema todo lojista gostaria de ter: em dias de alto fluxo, a loja fica demais bagunçada. Por um lado é bom, porque loja bagunçada é loja que vende, por outro lado você pode perder vendas por não encontrar o produto no meio da bagunça.


Eu vou te falar 5 passos que você pode fazer para que sua loja venda mais com visual merchandising. Sabe o que é isso?


O visual merchandising é um componente do marketing que envolve o ponto de venda e busca melhorar a experiência do consumidor, além de fortalecer a sua marca! Como consequência disso, você tem mais fluxo de clientes, e mais vendas.


Você precisa ter essa cena em mente: o cliente não conhece sua loja física, e quando ele tem o primeiro contato, ele precisa ficar encantado, você precisa tirar da boca dele essas palavras: QUE SHOW!


Mas como você deixa a sua loja mais atraente para público, aconchegante e que venda mais:


01. Setorize a loja. Coloque produtos semelhantes e que se complementam próximos uns dos outros. Com isso, facilita o cliente encontrar o que procura, e uma coisa leva a compra da outra. Os supermercados fazem bem isso, filtro de café próximo ao pó de café.

Para que isso funcione na sua loja, identifique como, a maioria dos clientes procuram as peças: qual a pergunta que fazem? Assim ficará mais fácil entender como o cliente busca por uma roupa de criança e ficará ainda mais fácil encontrar no ponto de venda. No meu curso "Como Montar sua Loja Infantil do Zero" você estrutura toda a sua loja desde o inicio para que tenha elementos viáveis para colocar sua loja funcionando perfeitamente.


02. Brinque com as cores. Eu fico muito confusa no momento da compra quando a loja é confusa visualmente falando, com um colorido bagunçado.. Fica bonito de ver, e de comprar, quando você consegue combinar cores, dentro de um degrade, com vitrines bem elaboradas. O visual impacta até no momento de entrar na loja. Mas ai você me pergunta: Kelly mas minha identidade é de roupas coloridas e bem estampadas. Sem problemas, veja qual a cor predominante e parta dai para organizar o estoque.

Inclusive o Neil Patel, em seu blog, fala de um conteúdo muito interessante sobre o significado das cores:


ree

03. Mantenha organizada. Lojas com alto fluxo não conseguem manter a loja organizada. Aqui você tem duas opções:

· Exponha uma peça de cada modelo por numeração, e as peças básicas (jeans, camiseta básica, bermuda básica) deixe dobradas ou em estoque.

· Coloque caixas vazias por setor, e no momento em que não conseguir organizar, cada setor terá dentro dessas caixas a movimentação de produtos do dia.


04. Zona quente e Zona fria. Identifique qual é a zona quente e fria da sua loja. Quente mais cliente olha, fria menos cliente olha. Pegue uma folha de papel e desenhe sua loja. A partir daí, todo cliente que entrar você, com uma caneta, desenha o trajeto desse cliente. Vai ficar um rabisco só, mas onde tiver mais tinta é onde é sua zona quente. Com essa informação, você pode mudar o layout da sua loja a cada 3 meses, fazendo com que produtos estão em movimento e sempre passando pela zona quente.


05. Explore os sentidos- Já te falei que a compra é primeiramente feita pelos olhos, a gente compra primeiro pela visão! Mas não é somente a visão que conta. Dá para explorar outros sentidos como:


audição: tenha uma playlist específica, com músicas usadas também em comerciais publicitários e até mesmo no e-commerce da marca;


olfato: já sentiu um perfume específico em uma roupa de determinada marca ou dentro da loja dela? Essa é uma das estratégias mais impactantes e que ligam o odor à memória;


paladar: quem não gosta de comer enquanto compra? Cuidado para não sujar as peças.


O que você precisa é identificar qual a melhor forma de deixar sua loja agradável, simpática, em que o cliente tenha o prazer de voltar, e obvio, de comprar mais. Experiências diferentes geram conexão com cliente. Fixe sua marca na mente do seu consumidor que seu concorrente vai ter medo de você!


Beijos no coração,

Kelly Galvão



 
 
 

Comments


bottom of page