top of page
  • Foto do escritorKelly Galvão

COMO CONTROLAR O CAIXA E SEPARAR CPF X CNPJ?





Quanta mistura e quanta bagunça a gente faz no inicio de um projeto quando não tem uma forma de administrar a empresa, não é verdade?


É muita coisa para se pensar, fazer e realizar que em certos momentos, algumas atividades que são essenciais e que precisam de CONTROLE não são feitas; não por descuido, mas por não ter uma forma de organização que te leve a rotina de empreender com gerenciamento do negócio, aliás, se quiser ter um conteúdo exclusivo de como gerenciar uma loja da teoria à prática, e ter a administração comercial da sua empresa como sua aliada, conheça o meu curso ENTELÉQUIA!


Voltamos a falar de DINHEIRO. Algumas regras, e aqui são regras mesmo, precisam ser definidas antes do início do negócio. Sabe aquela coisa de já começar certo? È dessa forma que precisa ser feito.

Quais rotinas você precisa ter com relação ao dinheiro que entra e sai do seu negócio, e como fazer para separar as contas do CPF com as contas do CNPJ:


1º SEPARAR CPF DE CNPJ

Parece uma coisa super fácil de fazer, mas na prática a maioria já faz errado. Mistura despesas particulares com despesas da casa, e vira uma zona. Por isso, tenha já duas pastas sanfonada, onde você coloca numa toda as documentações e informações da loja, e em outra as suas despesas pessoais.


2º TENHA UMA CONTA BANCÁRIA NO CNPJ

Alguns benefícios você pode alcançar fazendo movimentação bancária na sua conta jurídica. O que te ajuda a ter informações para fornecedores e parceiros comerciais, com algumas condições de compras de mercadoria, inclusive. Muitas empresas levantam qual tempo de conta bancária tem seu negócio para liberar crédito.


3º ESTIPULE QUAL SERÁ SEU PRÓ-LABORE

Tenha uma data especifica para essa rotina. Estipule qual será seu pró-labore e nessa data faça sua retirada. Lembre-se é regra, então não fique com aquele pensamento...ah depois eu faço a retirada. Crie esse hábito, e siga. Estipule o valor e determine a regra.

Assiste o vídeo que falo de quanto tirar de pró-labore.




4º CONTROLE O CAIXA DA EMPRESA


Evite, ou melhor, é proibido tirar dinheiro do caixa para cafezinho, chazinho ou algo do tipo. Quando você vai ver, no final das contas, sai muito dinheiro "de troco" que você nem imagina, e com certeza, é aí que estará seu LUCRO.

Portanto, não mexa no dinheiro do caixa, a não ser para pagar contas relativas á sua EMPRESA.


5º FAÇA UM FLUXO DE PAGAMENTO

Coloque numa planilha quais são os pagamentos relativos a semana/ mês/ período em que precisarão ser pagos nas suas respectivas datas. Dessa forma, você administra o dinheiro que entra com a venda da mercadoria, e em paralelo, com o dinheiro que sai para pagamento de fornecedores.

 

Dessa forma, você consegue controlar suas finanças, ter uma rotina de trabalho, e acompanha a evolução do seu negócio, do ponto de vista da administração financeira!

 

Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial

5 visualizações0 comentário
bottom of page