COMO APARECER EM PÚBLICO MESMO COM VERGONHA!
- Kelly Galvão
- 30 de ago. de 2023
- 3 min de leitura

.Muitas empreendedoras tem medo de falar em público, aparecer diante de seu próprio negócio, não divulgar seu trabalho por receio de não saber o que falar nesse momento.
Mas você sabia que a maior parte do que você fala, sua comunicação verbal, é o que menos causa impacto na sua comunicação? Ainda mais quando o que você fala não está em congruência com sua expressão facial e o seu tom de voz?
Uma pesquisa realizada por Albert Meltrabian, em 1967, criou a “Regra 7-38-55”, e tem sido ensinada como regra determinante para uma comunicação de SUCESSO, tendo proporções diferentes aos elementos da comunicação, e o que isso causa de impacato efetivamente no seu ouvinte.
Os números são referentes às 3 grandes áreas da comunicação:
7% do impacto emocional da comunicação é atribuído às palavras faladas, conteúdo da fala
38% do impacto emocional da comunicação é atribuído ao tom de voz, componente vocal
55% do impacto emocional da comunicação é atribuído à linguagem corporal e expressões faciais, comunicação não verbal
Apesar de ter recebido várias críticas com relação à sua pesquisa, esse conceito tem sido muito utilizado para as pessoas desenvolverem uma boa comunicação! Agora, já que a comunicação não verbal tem fundamental importância para atingir o público ideal, vamos entender do que é e como usar isso no seu negócio infantil.
TIPOS DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL
PROXÊMICA
Esse tipo de comunicação não verbal está relacionado ao espaço físico, como utilizamos o espaço, de forma regular para a comunicação. Por exemplo, o espaço entre amigos que estão conversando num barzinho e o espaço entre as pessoas durante uma palestra comunicam níveis de intimidade diferentes.
CINESTÉSICA
Relacionado à linguagem corporal, expressões faciais, gestos e postura.
CARACTERISTICAS FÍSICAS
Relacionadas à aparência física das pessoas, como roupa, corte de cabelo, maquiagem, acessórios, tudo que está relacionado ao visual.
PARAGINGUAGEM
Relacionado aos sons, como tom de voz, volume, velocidade e ritmo da fala. Entram aqui, também, sons que emitimos que não são necessariamente palavras, como bocejar ou dar risadas.
Agora que você já sabe o que é a comunicação não verbal, utilize esses conceitos quando for fazer a divulgação do seu negócio infantil. Exercite-se na frente do espelho e veja se o que o seu corpo fala está em harmonia com sua fala e tom de voz, e avalie o seu tom de voz, se é algo “gostoso de se ouvir”. A impostação vocal é uma maneira melhor de projetar os sons. Quando quem fala tem esse domínio, consegue ser ouvido por toda a plateia, mesmo sem o uso de microfone. Respiração, aquecimento vocal, exercitar a fala ajudam a você ter um melhor resultado da fala.
Na prática o que você pode fazer para melhorar sua comunicação e vender muito, que é o que a gente precisa. Aliás, falando em vendas, no meu curso "Como Montar sua Loja Infantil do Zero" te ensino como fazer uma venda com conceito, técnica, e que funciona.
Na prática...
01. Treine na frente do espelho ou na frente das câmeras. Eles são nossos melhores amigos!
02. Faça posturas estáticas, em movimento, conversando, explicando algo. Isso te ajuda a direcionar gestos pra você não se sentir insegura no momento da fala. A postura errada pode revelar insegurança, medo, desconfiança e muito mais. Por outro lado, a postura correta passa a impressão de força, poder e autoconfiança!
03. Veja o enquadramento na câmera. Use as linhas de grade e se posicione no centro!

04. Tenha espaço para se movimentar, não saindo do enquadramento da câmera, mas que fique numa posição ideal!
Parece bobagem num primeiro momento, mas faça o teste. Grave um vídeo sem fazer os exercícios. Deixe salvo. Treine por uma semana, e faça novamente o vídeo. Tenho certeza de que a diferença será gigantesca.
Beijos no coração
Kelly Galvão
Comments