top of page

CARTA ABERTA DE UMA EMPREENDEDORA SEM PLANEJAMENTO

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 16 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura



ree

Não lembro a data exata quando precisei de elaborar um planejamento, mas até então tinha somente o significado literário da palavra, e não o que ela realmente significava na prática.

Lembro de quando empreendi pela primeira vez. Infelizmente, comecei como todo mundo: no embalo e na vontade de que o negócio desse certo. Sabe aquelas situações em que os acontecimentos vão surgindo e você pensa que o negócio só pode ser seu.


Tudo começou quando depois de 2 anos e meio cuidando exclusivamente da minha filha, percebi que ela precisava de fazer amizades. Decidi levá-la para fazer um teste numa escola da região. Com o coração apertado, e pensando que teria dificuldades nesse momento, ela simplesmente deu a mão para a professora, e seguiu sem olha para trás.


Nesse momento, surgiu um vazio, que não sabia o que teria que fazer, já que os últimos anos fiquei cuidando exclusivamente dela. Para dar o tempo da estádia dela na escola, se ela iria se adaptar, comecei a andar pela região e vi uma loja de cosméticos à venda.


Meu sonho sempre foi ter uma loja de cosméticos! Foi nesse momento em que a emoção toma conta da gente, e sem um planejamento mínimo, fechei o negócio e comecei minha carreira de empreendedora. Tudo isso acontecendo em uma outra realidade, sem as facilidades que temos hoje com relação à evolução tecnológica.


Apesar de já ter trabalhado por alguns anos na área comercial, sabia que a “carreira solo” é muito diferente, onde você precisa entender de várias atividades, como compras, vendas, fluxo de caixa, pagamentos e por aí vai. Costumo dizer que a empreendedora, quando entende os vários papéis que ela precisa saber, ela se torna uma profissional única no mercado, com habilidades desenvolvidas em várias esferas que envolve uma empresa.


Todo início é maravilhoso até que você se vê no meio de um turbilhão de atividades, sem estratégias definidas, ou melhor, sem ter feito um PLANEJAMENTO. Infelizmente, senti na pele o que é começar um negócio sem saber qual seria o OBJETIVO ESTRATÉGICO dessa empresa em construção. `

E é exatamente isso que faz o PLANEJAMENTO! Você cria e elabora as ações, desenvolvendo as estratégias e atividades antecipadamente e de uma forma programada para atingir um determinado OBJETIVO.


Nesse momento, entendi que não basta ter somente ter um olhar para a sua necessidade, e querer ter uma empresa própria somente para chamar de sua, ou para atender às suas necessidades. Importante, também, entender do mercado, da concorrência, de negócio, de estratégia, de planejamento e execução do projeto.


Quando você começa a elaborar um PLANEJAMENTO, um plano de negócios, o seu projeto começa a identificar as variáveis que impactarão na estrutura do seu negócio próprio. Se tem um conselho que dou para as empreendedoras é que não comecem um negócio sem ter um planejamento mínimo necessário para abertura da sua empresa.


Nesse outro artigo, PLANEJAMENTO 2024, criei toda a estrutura de como se faz um planejamento estratégico na prática. Se não tem tempo para leitura, é só assistir ao vídeo no youtube:



Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial

 
 
 

Comments


bottom of page