top of page

A INSEGURANÇA FUTURA PODE AFETAR SUA VIDA E SUAS DECISÕES

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 8 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura


ree

Todo mundo tem medo de começar algo, sem saber o que pode acontecer no futuro. Diante de cenários caóticos, guerras, climas estranhos é normal o ser humano pensar e repensar, já que o ambiente externo dá indícios de que o momento não está nada favorável para qualquer tipo de mudança.


Mas quero que você pare de ler esse texto agora e reflita: quando o cenário estará favorável, num ambiente normal, promissor e com indicativos de que o momento é agora? Desde meus tempos de infância, nunca se ouvir dizer que o cenário estava propicio para abrir um negócio próprio.


Vejo várias mulheres, mães, donas de casa que sabem o que querem, sabem que dão conta do recado, mas o medo do futuro paralisa toda e qualquer ação.


Isso tem um nome: TELEOFOBIA!

Teleofobia é o medo que algumas pessoas sentem de fazer planos para o futuro. Não se trata de uma doença, propriamente dita, mas de uma característica, um traço da personalidade que pode tomar proporções exageradas em decorrência da ansiedade.


Tomada suas devidas proporções, existem tipos diferentes de medos que sentimos quando a gente pensa em abrir um negócio próprio. Medo do futuro, medo de que não vou conseguir gerenciar a minha loja, medo de não saber o que fazer, medo de não ter dinheiro para reinvestir no estoque, e assim, não dar continuidade no projeto que foi iniciado com tanto empenho e força de vontade.


Driblar as incertezas do empreendedorismo e superar esses obstáculos é o que você precisa para seguir em frente. Quais seriam os medos e como consigo enfrentá-los?


01. Medo de não ter dinheiro para iniciar e investir no negócio.

Um bom planejamento financeiro te ajuda a levantar os custos desse novo projeto. Levante gastos como estrutura da loja, estoque, funcionários, impostos, enfim...quanto mais detalhado seu planejamento, mais próximo estará da realidade a ser vivida. Inclusive, tenho um vídeo que falo como começar com pouco dinheiro, mas precisa ter uma visão estratégica de possíveis clientes compradores num curto espaço de tempo. Dessa forma, quanto mais rápido o giro da mercadoria, melhor a reposição a ser feita.






02. Medo de não ter clientes compradores

Aqui entra o conceito que exploro no meu curso de que o negócio funciona como um triângulo equilátero com as variáveis: PRODUTO X PESSOAS X PROCESSO.



ree

Entendendo o que se espera com a solução do produto/serviço que se oferta ao cliente, envolvendo pessoas para atuar nesse contexto, e mapeando e executando os processos é que empresas conseguem um diferencial competitivo e melhoram a cada dia a experiência do cliente. Entenda o que você pretende vender, e de que forma isso atende às expectativas dos clientes.


03. Medo de não ser competente suficiente para gerenciar seu negócio

O despreparo gera insegurança que gera medo que gera paralisia diante das dificuldades e obstáculos do negócio. Essa paralisia que faz com que você cometa erros primários no início do seu projeto. Quanto maior conhecimento dentro do segmento em que quer atuar, melhor sua competência para isso. No meu curso “Como Montar sua Loja Infantil do Zero” você estrutura sua loja desde o zero e a cada módulo sua insegurança vai sendo transformada em conhecimentos necessários para iniciar eu projeto.


04. Medo de não ter inteligência emocional para empreender

Empreender não é para qualquer pessoa. Precisa ter um senso de disciplina, maturidade emocional e resiliência acima da média. Daniel Goleman, escritor, descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz, tendo o controle das emoções como fator fundamental o desenvolvimento da inteligência de cada um.


05. Medo do fracasso

Quem nunca quebrou que atire a primeira pedra. E não somente em ter um negócio, mas você também experimenta o fracasso quando é demitida, quando não passa num concurso, quando não é aceita num grupo. Vão existir falhas na sua evolução em empreender, mas deverão ser analisadas como um processo de aprendizado e crescimento profissional. Você não vai errar sempre, da mesma forma que não vai acertar sempre. O importante é saber que está em movimento, executando, agindo e tomando decisões que vão favorecer a melhoria do negócio.

Uso frequentemente o PDCA. Com essa ferramenta você consegue mapear a situação atual, elaborar o plano de ação, executar o plano, e analisar o resultado. Rodando o PDCA, você estará agindo constantemente na sua evolução.


Elimine as indecisões e faça algo produtivo e positivo por você! Tome uma decisão e aja! Ninguém para uma mulher decidida!



 
 
 

Comments


bottom of page