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  • Foto do escritorKelly Galvão

SE NO BRASIL TEM MAIS DE 200 MILHÕES DE PESSOAS, COMO VOCÊ NÃO CONSEGUE VENDER ONLINE TODOS OS DIAS?

Atualizado: 1 de fev.


 Vender online é um desafio para várias empreendedoras que decidem por ter seu próprio negócio e investir no e-commerce, uma modalidade de vendas com alto poder de crescimento mundial.




Um levantamento feito pela BigDataCorp aponta para um aumento de 16,5% no número de lojas virtuais, totalizando 1,9 milhão de websites, pesquisa baseada numa amostra com de sites brasileiros, principalmente em empresas de pequeno porte, com faturamento anual de até R$ 5 milhões.

E já que essa é uma realidade que não tem volta, como fazer para que eu consiga vender todos os dias no online?


Não vou falar aqui de público alvo, persona, mix de produto, linha editorial já que isso deve ser o básico de qualquer negócio. Meu raciocínio vai te levar diretamente à venda.


Pensa comigo: se você vende pela internet, seu publico automaticamente deve estar lá, nas mídias em que você faz sua divulgação. E se você trabalha somente com uma mídia, deve esperar que venha cliente somente dessa mídia. Se somente uma mídia te traz público, você fica refém, e precisa que, além de ter conteúdos diários e atrativos, você consiga também contar com a "sorte" para que a ferramenta te ajude e entregue seu conteúdo para mais pessoas.


Na vida da maioria das empreendedoras é assim que funciona, mal você consegue lidar com uma mídia, quem diria duas, três ou mais! Mas é exatamente nesse ponto que quero chegar: você precisa diversificar seus canais de entrega de conteúdo, e ter mais pontos de distribuição e alcançar novos públicos. Tem o cliente que gosta de ler, tem o que gosta de ouvir, tem o que gosta de vídeo. Dentro dessa perspectiva, sua entrega deve ser condizente com os vários tipos de consumidor.


5 FORMAS PARA VOCÊ DIVERSIFICAR A ENTREGA DE CONTEÚDO E VENDER ONLINE

Importante conhecer as diversas formas de você se comunicar com o consumidor final,

já que o novo consumidor gosta de praticidade e agilidade no momento da compra.


1º CANAL- MÍDIAS SOCIAIS

- de acordo com a We Are Social, quase 94% das pessoas que tem internet usam o aplicativo, sendo a rede social mais utilizada pelos brasileiros. Além de fácil utilização, promove a conexão rápida e fácil a qualquer usuário, principalmente sendo esse usuário seu possível cliente. Tenha ações especificas para o WhatsApp.

 

Youtube- em segundo lugar, com mais de 140 milhões de contas, é o meio pelo qual o usuário busca conhecer algo, ou como entretenimento ou como informação. No formato em vídeos é o que as pessoas preferem para consumir conteúdo.

 

Instagram- vem em terceiro lugar em números de contas, é a preferida para entretenimento e onde o cliente tende a realizar a compra. Não é à toa que as LIVE SHOP funcionam super bem para venda de produtos ou serviços. 

 

Além do Facebook, a quarta ferramenta mais utilizada.

 

2º CANAL- BLOG

As pessoas nem imaginam o poder que tem um blog. Com o texto direcionado ao seu negócio, ajuda a conquistar mais trafego e engajar usuários, gerando mais oportunidades de negócio. O interessante é você envolver o lead com histórias e informações que tem relação com seu negócio, e dentro do contexto você cria o link que vai leva-lo ao seu e-commerce.

 

3º CANAL- OFF LINE

Toda pessoa é cliente em potencial. Se no Brasil existem bilhões de pessoas, impossível que você diariamente não encontre alguém pessoalmente e que consiga falar de sua empresa. É fundamental ter o pitch de vendas pronto para o “ataque”. Lembre-se que a propaganda é a alma do negócio. Nas primeiras tentativas, você pode até ficar envergonhada, mas te garanto que serão somente nas primeiras. Depois tudo fluirá de uma forma que você passa a ser a promotora ativa da sua loja.

 

4º CANAL- INDICAÇÃO

Peça indicação de clientes para suas clientes, e assim vá aumentando a sua base. Quem indica é porque gostou, ou do atendimento, ou do produto, ou da transformação que você gerou na vida dessa pessoa. Utilize isso a seu favor.

 

 

5º CANAL- TRÁFEGO ORGÂNICO E PAGO

Basicamente num, no pago, você paga através de anúncios para levar o lead até a sua página, enquanto que o orgânico não envolve gastos. Pago tem um retorno mais imediato, enquanto que o orgânico no longo prazo. A melhor estratégia aqui é usar os dois na construção de sua audiência.

 

Apesar de parecer muita coisa (e é mesmo) quando você espera vender online, porém com o planejamento estratégico definido, e alinhado as atividades a serem executadas de forma a atingir os objetivos do planejamento, você percebe que está trabalhando com direcionamento correto. O que é diferente de querer realizar tudo sem uma metodologia, que é exatamente o que ensino no meu curso ENTELÉQUIA, da teoria à prática, como seguir o passo a passo para saber o que está fazendo, como fazer e por que fazer!

 

Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial- FGV

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