COMO VENDER? A ESTRATÉGIA DOS 7 PRINCÍPIOS DA VENDA DE ROUPA INFANTIL
- Kelly Galvão
- 22 de set. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de set. de 2022

Num primeiro momento, precisamos antes de mais nada, conhecer quem está por trás de toda a venda. A venda é uma transação, seja ela comercial ou relacional, que terá de um lado um DOADOR e de outro, o RECEPTOR.
Quando você inicia o processo de venda, você doa toda a informação sobre o seu produto para o receptor, que decide ou não pela compra. Ninguém consegue vender se essas duas energias, tanto do doador quanto do receptor, estiverem uma em sintonia.
O que devemos então, é desmistificar essa venda, entendendo que há pessoas por trás de cada processo, com interesses, necessidades e participações diferentes de cada lado. Que a venda não é somente uma relação de troca comercial, que existe muito mais por trás de todo esse processo. Conteúdos mais aprofundados sobre vendas você encontra no meu curso "Como Montar sua Loja Infantil do Zero", com ferramentas, técnicas e tudo que envolve a abertura de um negócio de roupa de criança.
Os 7 princípios da venda procura esclarecer todo o envolvimento que se dá nesse momento, e como você pode se preparar para dar o seu melhor na hora da venda!
01. PSICOLOGIA DA VENDA
O trabalho de milhões de pessoas é de comunicar-se com o cérebro humano e tentar persuadí-lo (O Cérebro Consumista, de Dr. A.K. Pradeep). Sabe-se, também que o cérebro processa grande parte de seus estímulos no nível subconsciente. O dinamarquês Martin Lindstrom, especialista no assunto, afirma que 85% das compras são decididas pelo subconsciente. E como entender melhor isso? Sabe quando você vai no supermercado e sente cheirinho de pão fresco saindo do forno? Se estiver lá, você vai comprar pão. Lojas de bolo com experimentação lembrando o bolo da vovó.
02.PROFISSÃO DE VENDEDOR(A)
Quem um dia acordou e pensou: quero ser vendedor ou vendedora? Ninguém, com certeza! Não existe esse conceito rotulado como sendo uma das melhores profissões. Og Mandino (O Melhor Vendedor do Mundo) vai contra essa convenção de pensamentos e diz que não há profissão melhor no mundo para se ganhar dinheiro do que a profissão de vendedor.
Desenvolver-se como vendedor(a) fará com que você consiga transferir as emoções do seu prospecto para o seu cliente. Jordan Belfort diz que vendas de alto nível, o que você transfere é emoção. E a primeira emoção transferida é a certeza de que seu produto ou serviço atenderá ao que o cliente precisa. Se nem você tem essa certeza, como transmitirá isso ao seu cliente, de que sim, seu produto fará diferença! Então...boa sorte. Você vai precisar de muita para conseguir realizar a venda. Quanto mais certeza você tem, mais os clientes confiam em você e mais vendas você realiza.
O outro lado da venda para o desenvolvimento pessoal é estudar sobre o que você faz e o que pretende vender. Por isso, o curso Como Montar sua Loja Infantil do Zero vem de encontro ao que você precisa fazer para ter seu desenvolvimento profissional.
03. ETAPAS DO PROCESSO DE VENDAS (FUNIL)
Imagina a cena: vários clientes entrando em contato com você, tendo uma primeira conversa, e se perdem ao longo dos dias, e nem sequer você lembra de como tudo começou. Trabalhar com processos de venda para que você acompanhe esse cliente é dever de casa. Não tem como você brigar com grandes players se não estiver acompanhando como o mercado atua. Você precisa surfar essa onda.
04. COMO INICIAR O PROCESSO DE VENDER (TÉCNICAS)
A maneira como cada um realiza sua venda é muito particular. Cada um tem seu modo de agir na frente do cliente. As técnicas de vendas são necessárias para que a venda acompanhe um script e que nada seja perdido no momento em que você estiver em contato com seu cliente. Estudar seu cliente, conhecê-lo pelo nome, fazer uma boa sondagem, contornar objeções, fechamento da venda, são todas insights de como a técnicas de vendas podem ajudar a fechar mais vendas.
05. CONHECENDO VOCÊ, SEU PRODUTO E SEU CLIENTE
Um professor que admiro é Leandro Karnal, e uma das frases que ele cita constantemente escrita por Sócrates, é “conhece-te a ti mesmo”. Por que? Muitas vezes não sabemos o que queremos, como queremos e por que queremos, e como entender o que o outro quer? Como fluir uma venda nesse caso? Quando você passa a se conhecer melhor, e perceber como o seu poder flui, as coisas tendem a fluir com mais frequência fazendo você chegar aos seus objetivos.
06. A FRUSTRAÇÃO POR TRÁS DE TODO NÃO
Quem nunca levou um não? Aliás, há uma equação em vendas que a cada 10 “nãos” você recebe um sim! Imagine o tanto de clientes que você precisa abordar para realizar sua venda, se precisar de 100 vendas no mês.
O que você precisa saber é que não está sozinha nesse universo. Todo mundo recebe o NÃO, todo mundo recebe argumentos que não conseguem contornar. O que importa é como você lida com isso.
07. ACOMPANHANDO A JORNADA DE COMPRA DO CLIENTE: NÃO DEIXE ELE MORRER
Não deixe de acompanhar a jornada de compra de seu cliente. Pode ser que a venda não ocorra de imediato, mas “quem não é visto não é lembrado”. Acompanhar a jornada de compra é saber em qual intensidade o cliente está ou não propenso a comprar. Você precisa identificar quais são esses cliente e envolvê-los no seu negócio. Use a Regra de Pareto para fazer acompanhamento: 80% do seu faturamento está nas mãos de 20% dos seus clientes. O que fazer então: acompanhar esses 20%. Não é uma tarefa difícil, mas se torna difícil se você não tem uma forma de controle. Ai...fica tudo perdido mesmo.
Beijos no coração,
Kelly Galvão
Comments