5 ERROS DE QUEM VENDE ROUPAS
- Kelly Galvão
- 21 de jun. de 2020
- 3 min de leitura

Empreender não é uma tarefa fácil, requer uma estrutura mínima para atuar num mercado tão competitivo e com milhões de oportunidades ao consumidor. O que você precisa é ter uma noção básica de como funcionará seu negócio, e assim desenvolver um projeto, um esboço de como seria essa atividade.
Isso é fundamental, principalmente para reduzir os erros do início. Normalmente, quando a empreendedora pensa: “vou montar meu negócio de roupas de criança” !!! Imediatamente, ela pensa no tipo de produto, no fornecedor, valor a cobrar, enfim…diversas ações, logicamente necessárias, mas que nem sempre vem em primeiro plano.
Os 5 maiores erros que as pessoas cometem em começar a vender roupa de criança (serve para qualquer outro segmento também):
1º ERRO– não elaboram um planejamento mínimo para o início do negócio. Isso impacta negativamente o processo, pois no meio da jornada, ela percebe que esqueceu de algo inerente ao projeto. E não precisa ser algo complicado, mas desenhado de uma forma que comporte todos as atividades de uma empresa comercial. Afinal, vendas é comercial.
2º ERRO- copiam a amiga, a pessoa que deu certo na cidade, uma parente próxima. Enfim…seu negócio é cópia de algo que já existe num universo próximo à você. Nesse momento, use sua criatividade, ouse pensar diferente, procure na internet formas de atuar diferente do convencional. Ai você fala: ahhh, mas vender roupa é tudo igual. Depende!!! Por exemplo: se sua forma de vender for porta a porta (sacoleira), organize uma bolsa/mala personalizada, em que no momento em que sua cliente for ter a experiência de compra, ela seja surpreendida assim que abrir a bolsa. Faça um bilhetinho personalizado, do benefício que suas roupas podem trazer para ela. Se for roupa de criança, como ela ficaria dentro dos looks que você selecionou. Toda diferença, faz a diferença! Faça com que sua cliente se sinta única e exclusiva.
3º ERRO- não tem rotina. Não é porque você não tem um chefe cobrando seu resultado, que você não tem que ter resultado. E o resultado vem de rotinas, processos, acompanhamento diários, pois só assim você saberá onde está e para onde quer chegar. Tenho clientes que vendem roupa de criança, com loja estruturada já há algum tempo, e que não trabalham com metas de vendas!!!! Se não tem metas, o que buscar? Ir atrás de qual número??? E não é somente acompanhamento de vendas, mas de tudo que envolve seu negócio!
4º ERRO- investe todo capital logo no início, e fica sem fluxo de caixa. Isso ocorre na maioria dos casos. A empreendedora tem na mente que todo o dinheiro destinado ao seu novo projeto, deve ser investido logo no início das atividades. ERRADO!!!!! Você precisa sim, investir mais pesado no início, mas não apostando todas as suas fichas. Isso porque, ao começar vender as peças, uma ou outra numeração precisará ter reposição. E ai??? Onde está o dinheiro??? Você precisará começar a receber, para formar fluxo de caixa, e assim conseguir fazer a reposição. Mas e se no meio desse caminho, há demanda da numeração que acabou? Vai deixar de vender? Por isso, falo sempre para minhas clientes que começam a vender roupa de criança: deixe uma reserva de dinheiro para as reposições, pois sempre irá acontecer!
5º ERRO- pegar as peças para uso. Isso não é um erro, é valido a gente usar o que vai vender, pois já faz a propaganda do negócio. O problema é quando isso se torna uma rotina, e uma boa parte de seu estoque vai para uso próprio. Ai, sim!!! O negócio quebra antes mesmo de começar. Faça assim: estipule um número de peças que vai usar, e coloque isso como investimento em marketing, e somente na próxima compra, é que você terá direito a um percentual do estoque novo para uso próprio . Criando regras, e regras claras, faz com que você consiga administrar seu estoque de uma forma saudável e com retorno financeiro.
O andamento de um negócio requer administração, foco e competência. Não pense que porque o negócio é próprio que não necessita de regras e procedimentos. Isso é que faz a diferença de quem empreende aventurando para quem empreende administrando.
Seja você mesma a administradora de seu negócio, com foco e consistência. Só assim, conseguirá se manter no mercado por mais tempo, e não entrará nas estatísticas de que a maioria das empresas fecham as portas nos primeiros 2 anos de vida!
Pense diferente! Haja diferente! E seja diferente!
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