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ESPECIALIZAR OU DIVERSIFICAR? O QUE É MELHOR PARA SUA LOJA INFANTIL?

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 9 de abr.
  • 3 min de leitura




Essa é uma dúvida muito comum entre empreendedoras que estão começando ou buscando melhorar os resultados de suas lojas:é melhor focar em um único produto e se tornar especialista nele, ou diversificar o estoque para oferecer mais opções aos clientes?


Essa questão surgiu em uma mensagem que recebi no Instagram, onde uma seguidora compartilhou sua experiência:

“Olá, tudo bem? Na loja que abri aqui no Instagram, eu costuro apenas roupas para meninas. Mas faço vários modelos: vestidos, blusas, shorts, calças, jardineiras, tapa fraldas, etc. Gostaria de uma opinião: deveria me dedicar apenas a um tipo de peça, como por exemplo, apenas VESTIDOS?”

Se você também já se fez essa pergunta, este artigo é pra você!A verdade é que não existe uma única resposta certa — mas sim ferramentas de gestão que ajudam a tomar uma decisão mais estratégica e menos baseada em achismos.

Vamos a elas?


1. Regra de Pareto: Descubra o que mais vende

A famosa Regra de Pareto diz que 80% do faturamento de uma empresa vem de apenas 20% dos seus produtos. Às vezes a proporção varia um pouco (75/25 ou 70/30), mas a lógica se mantém.

Se sua loja já tem pelo menos 6 meses de vendas, é hora de analisar:Quais peças são responsáveis pela maior parte do faturamento?Se os vestidos representarem essa fatia maior, talvez valha a pena investir nesse nicho. Caso contrário, continuar diversificando pode ser a melhor escolha.


2. Posicionamento de Marca: O que você quer que sua loja represente?

Você já parou pra pensar como quer ser percebida no mercado?

A minha seguidora, por exemplo, se posiciona como uma costureira que cria peças personalizadas sob medida — ou seja, alguém que transforma sonhos em roupas únicas.

Esse tipo de posicionamento combina com variedade. Afinal, mães que procuram peças sob medida querem exclusividade — e nem sempre será só vestido.


3. Análise da Concorrência: O que os outros estão fazendo?

Estudar a concorrência é uma etapa essencial no planejamento estratégico. Ao observar o que lojas parecidas com a sua estão oferecendo, você pode:


  • Descobrir oportunidades de diferenciação

  • Identificar demandas ainda não atendidas

  • Entender qual estratégia está funcionando no seu segmento


Use também a ferramenta SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para ter uma visão mais clara do seu negócio frente ao mercado.

E aqui vai uma dica prática: se perceber que todos os concorrentes estão oferecendo muitos tipos de peças, talvez focar só em vestidos seja a sua oportunidade de se destacar!


4. Tendências de Mercado: Para onde o setor está indo?

Estar atenta às tendências do mercado de moda infantil (e especialmente do segmento de ateliês e costura sob medida) pode te ajudar a tomar decisões mais seguras e modernas.


A análise de tendências permite:

  • Prever comportamentos de consumo

  • Antecipar riscos

  • Adaptar seus produtos às mudanças do mercado

  • Criar estratégias de marketing mais eficientes


Se o mercado estiver caminhando para especialização — lojas que são referência em um só tipo de peça — talvez seja hora de escolher seu produto carro-chefe. Se não, a personalização continua sendo um diferencial poderoso.


Conclusão: Avalie com calma, por pelo menos 6 meses


Nenhuma mudança precisa (ou deve!) ser feita da noite para o dia. A dica de ouro é: analise os dados do seu negócio por pelo menos 6 meses, usando as ferramentas que compartilhei acima. Assim, você poderá tomar uma decisão mais segura e alinhada com o que seu público realmente deseja.

Se, depois de tudo isso, perceber que os vestidos são seu forte — mergulhe de cabeça!Se não, continue apostando na personalização e na variedade que encantam suas clientes.


Quer aprender a tomar decisões estratégicas com mais segurança?

Conheça meu eBook Gestão - Planejamento Estratégico na Prática e aprenda, de forma simples e direta, como gerenciar seu negócio como uma verdadeira profissional.


Até a próxima!


Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial | FGV

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