top of page

QUAL O SEGREDO DO SUCESSO DA INFLUENCIADORA CHINESA QUE FEZ 68 MILHÕES EM VENDAS EM 1 SEMANA?

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 1 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

Que ninguém tem tempo a perder isso já é um fato concreto na nossa realidade. Mas fazer uma venda em menos de 3 segundos, e faturar milhões de reais com essa estratégia de vendas é algo que deixa os produtores de marketing de conteúdo de cabeça quente.


Zheng Xiang Xiang, influenciadora chinesa, é a responsável por esse case de sucesso. Ela fez R$68 milhões em vendas em apenas 7 dias no comércio eletrônico de streaming ao vivo. Com uma abordagem minimalista de três segundos por produto provou ser eficaz, atraindo mais de um milhão de seguidores em três dias.


Apesar da breve exposição, a estratégia tem sido efetiva resultando na venda em massa de seus produtos. Acontece de uma forma muito rápida: diante das câmeras, os produtos são “lançados” em cima de uma mesa, onde ela abre a caixa, levanta o produto, fecha a caixa e retorna o produto para sua produção, que a auxilia na movimentação dos itens. Isso tudo em menos de 3 segundos.


Mas por que essa estratégia está sendo comentada pelo mundo e tem sido tão eficiente? O que a gente aprende com ela?


1º ZHENG TEM UMA OFERTA IRRESISTÍVEL

Existe um conceito de oferta irresistível. Mark Joyner, autor do livro The Irresistible Offer (A oferta irresistível), retrata que todo vendedor tem três segundos para garantir um negócio. Se passar disso, terá um caminho bem mais difícil para percorrer e fazer a venda.


Aí você pergunta: O QUE É UMA OFERTA IRRESISTÍVEL? Mark responde que uma oferta irresistível é algo (produto, serviço ou empresa) que tem uma perspectiva de retorno real para o comprador, comunicada de uma maneira tão clara que ele entenda que não comprar será perder uma grande oportunidade.

Zheng explora os 3 segundos, garantindo o negócio!


2º ZHENG CONHECE SEU PÚBLICO

A transmissão ao vivo acontece na plataforma Douyin, uma versão chinesa do Tik Tok, em que seu maior público tem entre 16 e 24 anos, a geração Z. Uma pesquisa realizada pela Verint identifica que mais de 64% dos consumidores dessa geração preferem comprar online do que ir às lojas físicas.


Outro fator importante é que a Geração Z valoriza experiência e agilidade, sendo que o tempo médio de atenção é de 8 segundos, sendo estes primordiais para serem impactados.

Zheng conhece o perfil do seu consumidor!


3º ZHENG É INFLUENCIADORA

Assim como a Virginia é a celebridade que mais consegue se relacionar com a Geração Z, Zheng faz o mesmo no seu mercado de atuação. Além de manter uma comunicação ideal para atingir esse público através das redes sociais, entende o que a geração Z tem como a verdadeira preocupação, que é compartilhar os mesmos valores. Assim, acompanha a celebridade de uma forma autentica e verdadeira.

Zheng é uma celebridade e influenciadora.


4º ZHENG INOVOU NA FORMA DE FAZER NEGÓCIO

Inovadora a estratégia como Zheng vende os produtos. Sem mostrar detalhes da peça, sem definir característica, sem esclarecer benefícios, a venda acontece. Uma forma diferente, prática e rápida de fazer negócio, principalmente para o seu público. Existe todo um conceito de disrupção e construção nessa metodologia de vendas, conteúdo esse para um próximo artigo.

Zheng é inovadora.


5º ZHENG TEM UM CENÁRIO QUE CONTRIBUI PARA O SUCESSO DAS VENDAS

ree

“A caixa laranja é fabricada na França e na Itália por sete fabricantes de papelão. Estética e robusta, suas qualidades fazem dela um objeto icônico por excelência”.


Composição do cenário com as caixas laranjas da Hermes, sua movimentação e energia diante das câmeras, o barulho das caixas sendo abertas e fechadas, envolve o Marketing Sensorial, que se baseia no estímulo dos diferentes sentidos para conquistar a atenção e o interesse dos seus clientes. Por meio desse marketing, cria-se a atmosfera perfeita de vendas para desenvolver uma espécie de conteúdo trabalhado na subjetividade e personalização.

Zheng entende de marketing!

Você pode até fazer vários questionamentos sobre, como e o que você gosta ou não desse tipo de comercialização, mas uma coisa é certa: funcionou para Zheng!

E que lição a gente tira disso tudo? Que o mercado é dinâmico, que criatividade deve fazer parte da sua jornada, e que você pode inovar, construindo e desconstruindo o que vê pela frente.


Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial




 
 
 

Comentários


bottom of page