top of page
  • Foto do escritorKelly Galvão

POSICIONAMENTO: TER OU NÃO TER?



Com certeza você deve ter no seu circulo de amizades aquela pessoa que sempre questiona alguma coisa. Ou pelo fato de querer saber mais, ou pelo fato de que nunca se contenta com o que é falado. Em vários momentos, eu sempre achava essa pessoa inconveniente e, em alguns momentos, insuportável. Mas parando para analisar, essas pessoas sabem se posicionar frente a uma situação e deixam de aceitar tudo que vê pela frente, inclusive se tiver sido um expert falando sobre o assunto.


A forma como interpretam o contexto vai além das palavras, onde explicações do porquê fazem a diferença no contexto. Isso é explicado cientificamente, já que quando você sabe o porquê precisa fazer algo, aquilo te dá mais intenção de ser executado, desde que faça sentido para você.  


No ambiente corporativo e empreendedor, o destaque da sua empresa ao mercado deve ser feito antes de tudo por você, ter um posicionamento da marca que comunica aos consumidores esse diferencial competitivo.


POSICIONAMENTO é uma estratégia de criação de uma marca com objetivo de ter algo diferente dos concorrentes, se tornando único, comunicável, e que tem um lugar diferente na mente do consumidor que valoriza essa variável única. Ao criar uma estratégia de posicionamento, a empresa deve mapear qual segmento deseja atender e os diferenciais são importantes para ele.


Não sei qual sua idade, mas sou da época em que as contas em banco só poderiam ser feitas com documentos impressos e originais de vários documentos, em que elaboravam as pesquisas de seu CPF de uma forma rigorosa e criteriosa, para poder ter a conta bancária, isso se aprovada pelas instituições financeiras.  documentos, junto com várias pesquisas de crédito, você conseguia ou não abrir uma conta bancária. Algo relativamente complexo.


Recentemente abri uma conta num banco digital, e que não demorou mais do que 5 minutos, entre a inserção dos dados e a conta jurídica finalizada, sem burocracia, sem demora, sem complicação. Qual o posicionamento desse banco?  Lutar contra a complexidade para empoderar pessoas diariamente, reinventando os serviços financeiros. Além de comunicar isso aos seus clientes, eles agem dessa forma.


E é isso que o posicionamento estratégico faz nas empresas, conteúdo do meu curso ENTELÉQUIA, onde ensino a construir sua estratégia de posicionamento de forma única e sustentável, para que a partir de uma ação a ser ofertada aos clientes, sua empresa passa a ocupar lugar de destaque em suas mentes.


Obviamente que se tem um preço quando sua empresa se posiciona. Automaticamente, você diz sim para uns e não para outros. Contudo, é significativamente muito melhor quando você deixa de ser uma empreendedora morna, que tudo aceita, nada tem conflito e segue o barco por conta de não se posicionar. Em outras palavras, a união entre segmentação e diferenciação.


Se posicione! Ocupe um lugar no coração do seu cliente para que, quando pensar no que sua empresa oferece, ele tenha você (sua empresa) como a primeira opção de compra.


Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial

1 visualização0 comentário
bottom of page