MEDO DE EMPREENDER!
- Kelly Galvão
- 14 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Um dos sentimentos que as empreendedoras sentem quando pretendem iniciar um negócio é o MEDO. É uma mistura de euforia, para que o negócio de roupa de criança tenha sucesso, aliado ao medo de dar errado.
O fato é que o medo, até um certo ponto é bom, porque ele te desafia e te impulsiona para pensar em novas possibilidades, faz com que você busque outras alternativas para alcançar o objetivo.
Esse sentimento pode acompanhar a empreendedora que iniciou seu negócio, e isso faz com que ela, devido aos obstáculos, se sinta incapaz de levar seu negócio adiante. E isso acontece até mesmo na vida!
Uma das formas de diminuir o medo diante de uma situação é estudar e ter conhecimento sobre a situação. Conhecer como as coisas funcionam te dá poder e pode te levar a soluções inesperadas. Explico no meu curso Como Montar sua Loja Infantil do Zero, o passo a passo de como você estrutura sua empresa do inicio ao fim, com planejamento estratégico, e que você consegue colocar em prática, com o conhecimento necessário para que o medo diminua e a coragem de empreender seja superada.
O sentimento de “incapacidade” pode dominar suas ações e emoções e você ficar cada vez mais pra baixo, e não dar conta do recado. O que você precisa fazer?
Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.
Assisti a uma palestra da Amy Cuddy, em que ela demonstrou que a postura adotada por uma pessoa pode influenciar diretamente o desempenho e a confiança dela mesma.
E ela provou cientificamente, quando elaborou um experimento, onde alguns participantes cuspiram num potinho, e em seguida tinham que assumir postura ou de poder ou de insegurança. Em seguida, coletaram novas amostras, e foi avaliado que os que tinham postura de PODER tiveram aumento de testosterona (hormônio da dominância) e uma diminuição do cortisol (hormônio do estresse). Do lado oposto, com a postura de INSEGURANÇA, houve uma diminuição de testosterona e aumento de cortisol.
Trocando em miúdos, significa que adotar uma postura de poder, por dois minutos, o organismo produz o hormônio que muda a sua forma de pensar e faz você se sentir mais confiantes.
Pronto! Agora que você já sabe cientificamente que funciona, vou revelar meus 4 momentos que me fazem sentir poderosa como nunca:
1º MOMENTO- posição de vitória. Quando você atingir uma meta, um objetivo, faça essa posição. Isso te levará a pensar e agradecer porque você conseguiu. Tenha o hábito de comemorar, e as vitórias são comemoradas assim!
2º MOMENTO- melhore seu dress code! Escove esse cabelo, faça uma make, faça uma produção! A gente se sente mais poderosa quando a roupa ajuda na produção.
3º MOMENTO- faça a posição de “Mulher Maravilha” por dois minutos. Nem mais e nem menos! Fique ai! Permaneça. E veja como apenas 2 minutos podem transformar seu dia.
4º MOMENTO- finja que sabe! Ninguém precisa saber que é sua primeira LIVE, que é seu primeiro STORY, seu primeiro em "algo". E nesse momento, finja que é poderosa, que é confiante e que vai ser o melhor momento da sua vida. Amy Cuddy afirmou que após várias vezes a gente "fingindo" ser quem não somos, nos tornamos no que fingimos, como que o corpo transforma o cérebro.
Você pode! Você consegue! Você determina quem você quer ser!
Beijos no coração,
Kelly Galvão
Comments