top of page

COMO VENDER PELO WHATSAPP

  • Foto do escritor: Kelly Galvão
    Kelly Galvão
  • 10 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

ree

Você acredita que vender pelo whatsapp é uma boa estratégia?

Você acredita que é uma ferramenta prática e rápida para fechar negócios?

Você acredita que milhões de usuários tem o app na palma da mão?


Se você disse sim para uma das perguntas acima, você está correta. Vender pelo whatsapp tem sido uma das melhores ferramentas de vendas.


Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostra que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais (computadores, notebooks, tablets e smartphones) em uso. Significa 2 por habitante. Do total, 53% são celulares (242 milhões). O levantamento é do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada.


Outro dado importante é que o Whatsapp está presente em 99% dos celulares dos brasileiros, e 59% deixam na tela inicial de seu smartphone. Já te dei números satisfatórios para que você, sim, seja especialista na venda pelo whatsapp.


Mas muita gente não sabe como começar a conversa e vem logo com um: Posso ajudar???? Maravilhosas que nos seguem, pelo bem do nosso negócio, nunca comecem uma venda dessa forma, nem virtual e nem presencial.


Vou te dar algumas situações e em seguida um script de como você começa a venda do início ao fim, e como você vai interagindo dentro do funil de vendas.


1ª situação: VOCÊ NÃO TEM MATERIAL PARA TRABALHAR. CONTATOS.

Como vou começar se não tenho contatos para trabalhar? Simplesmente comece. Em tudo o que for fazer, o que for divulgar, em outras mídias e inclusive no whatsapp você precisa pegar o contato do cliente, peça autorização para colocá-lo em seu banco de dados. Isso para todo mundo. Você pode interagir no Instagram, elaborando um conteúdo que leve a pessoa a clicar no link, e este seja direcionado para whatsapp. Assim você vai construindo sua carteira de clientes. Além do digital, use seus contatos próximos para conseguir contatos.


EXEMPLO

Oi Mariana, você sabe que comecei meu negócio de roupa de criança, em que a gente pode considerar como artigo de 1ª necessidade hoje em dia, já que a criança cresce e perde roupa frequentemente. E dentro do modelo de negócio que estou trabalhando, consigo levar praticidade e conforto para as mães, no momento da escolha das peças (fale sobre o posicionamento de sua marca). Você acredita que suas amigas precisam de praticidade e conforto? aguarde a resposta...

Me conta: aquela tua amiga, tem filhos? E aquela outra? Vi no seu Instagram que você segue a ...., ela tem uma menininha linda! Tem o contato dela?


2ª situação: VOCÊ TEM O CONTATO E A PESSOA TE MANDOU MSG QUERENDO SABER DE ALGUM PRODUTO QUE VOCÊ PUBLICOU


O que a gente logo informa é o preço, e já justifica esse preço, mesmo sem saber se a cliente achou caro ou barato. Isso é fato. A maioria das transações comerciais querem saber se o preço está dentro ou fora do orçamento, e é aqui que a gente perde cliente.

Falo o preço e o cliente diz obrigada. O que você vai fazer a partir de hoje: NÃO VAI FALAR O PREÇO. NÃO VAI MANDAR ORÇAMENTO. Entenda o que o cliente quer, faça perguntas abertas, aquelas que o cliente precisa falar mais.


EXEMPLO

Cliente pergunta: quanto sai o conjunto tamanho 6, que você postou nos stories?

Sua resposta: Acredita que esse conjunto está sendo amado pela maioria das pessoas. Postei hoje, e já várias clientes querem saber sobre esse look. Mas deixa entender melhor: quem vai usar o conjunto e em qual ocasião? Estou te perguntando porque tenho peças maravilhosas, que se você gostou dessa, tenho certeza de que vai amar o que ainda nem postei (Coloca um emoji no final da frase).

Cliente responde: filho, parente, e se é para festa, casual... Se você usar a mensagem por voz, fica mais fácil de interagir com o cliente, e mais rápido. Da resposta fornecida pela cliente, você antenada que é, já conseguiu captar a informação do que a cliente precisa, e diz: já sei o que procura e se encaixará perfeitamente no que você precisa, e manda além do que ela solicitou, mais 2 opções, com valores diferentes.

Você vai encontrar de tudo, desde a que quer só preço, só especulação, ou encontra o cliente que realmente quer comprar. Tenha coragem! Muitas vezes, a gente quem tem a vergonha de perguntar mais!


3ª situação: SEU WHATS ESTÁ PARADO E NÃO TEM NINGUÉM PARA INTERAGIR!

O que eu faço nessa situação?

Te afirmo que o nosso whatsapp é o maior vendedor, isso porque todos os pontos de contato com cliente levam o cliente para ele, o whatsapp. E atendemos em média, 50 clientes por dia que enviam mensagens. Mas nem sempre foi assim! Já fizemos plano de ação onde a gente ia buscar cliente no google, clientes de uma região especifica, clientes de associação comercial. O importante é que tudo foi sendo construído. E você precisa construir isso. Mas o que a gente fazia era enviar posts de algo que não era somente de produtos, falava de outras coisas para chegar na venda. O importante é você conhecer o cliente. Por isso, no registro do cliente no celular, sempre faça alguma observação que te faça lembrar do histórico desse cliente.


EXEMPLO

Oi Ju, tudo bem? Lembro da primeira vez que você trouxe o Gabriel aqui. Ele deve estar lindo e bem crescidinho! Aguarde a resposta!


EXEMPLO

Oi Ana, tudo bem com você? Esses dias ainda estava pensando como te conheci, foi tão engraçado. Você lembra? Aguarde a resposta!


Eu não sei você, mas sempre que lembro de uma cliente especifica, ou ela entra em contato, ou de alguma forma a gente se encontra.


Outra opção é criar lista de transmissão. No caso da lista de transmissão, seria ideal para divulgar algo em massa, sem ter uma particularidade de cada cliente. Eu ainda prefiro as particularidades, pois torna a venda mais próxima, onde você consegue estreitar o relacionamento uma a uma.


Veja quantos cliente você tem na sua base, e divida isso por dias de trabalho. Tenho 100 clientes, trabalho 5 dias na semana, preciso interagir com 20 clientes por semana. Calcule essa meta, e vai.

Não tem como ficar esperando o cliente ir às compras. Nós, como empreendedoras de sucesso de loja infantil ,devemos ter dinamismo no momento de atuar no nosso negócio criando rotinas e processos de trabalho. Isso você aprende detalhadamente no meu curso "Como Montar sua Loja infantil do Zero" . Você tem acesso ao passo a passo desde a construção inicial do seu negócio até as etapas de gerenciamento do negócio.












 
 
 

Comments


bottom of page