top of page
  • Foto do escritorKelly Galvão

COMO ALAVANCAR MEU NEGÓCIO!




Toda vez que recebo um comentário desse tipo, fico imaginando a empreendedora solitária, tendo que ter dinamismo e criatividade para além de produzir seus próprios produtos, também encontrar um meio de escoar sua produção, já que a pergunta veio de uma costureira que produz sua própria confecção!


Chega num ponto em que as ideias se esgotam, e a gente se vê num emaranhado de atividades que não resultam a nada, e alcançar os objetivos do seu negócio próprio torna-se mais frustrante do que você esperava no inicio desse PROJETO!


Existe dois fatores a mencionar aqui: o primeiro, o fator emocional, já que a empreendedora passa pelo Ciclo Emocional da Empreendedora, onde os altos e baixos movimentam nosso cérebro, e até que o negócio ganhe a maturidade suficiente para se manter, o psicológico está mais do que saturado devido aos altos e baixos dessa profissão. Depois volta aqui e assiste o vídeo abaixo.



Outro fator é o profissionalismo que vem com o tempo. Ninguém que nunca empreendeu tem a real noção do que é abrir uma empresa, manter a empresa e gerar lucro, objetivo primário de qualquer negócio.


Dentro desse contexto, deixando o emocional de lado, o que você precisa para alavancar o seu negócio?


1º TOMAR UM CAFÉ

Saia da operação. Muitos dos meus maiores e melhores insights eu tive não quando estava trabalhando, mas quando estava fazendo outras coisas nada relacionadas a trabalho. Quando você muda para outro ambiente, você começa a enxergar a situação por novos ângulos que favorecem a entender o contexto atual.


2º FAÇA UMA ANÁLISE CRITERIOSA DO SEU NEGÓCIO

Muitas vezes, a gente acha que o negócio não está evoluindo. Coloque no papel todas as coisas boas que você realizou até então. Quando a gente foca no que já foi construído, da uma sensação gostosa de dever cumprido e realização profissional. Não despreze sua evolução. Tenho certeza de que é outra pessoa do que quando no inicio da sua jornada empreendedora.


3º LEVANTE OS PONTOS A SEREM MELHORADOS

Veja quais foram os pontos falhos, sem se culpar! A gente tem essa mania de se culpar por tudo, mas o intuito é ver onde você possa estar errando. No produto? No preço? Na venda? Na estratégia? As variáveis são inúmeras, porém destacando 3 pontos cruciais pelos quais eu estou falhando, e buscando alternativas para melhoras melhorando esses pontos, MEU NEGÓCIO TENDE A DESLANCHAR!


O problema é que nem sempre eu tenho os dados, os números em mãos, para que consiga realizar uma avaliação assertiva. Uma das abordagens que faço no meu curso ENTELÉQUIA, é que você desenvolve sua empresa com uma metodologia que trabalha com indicadores de desempenho, e todo o seu processo de trabalho se convergem para você obter os objetivos previamente definidos. Se não for dessa forma, você fica com a impressão de que trabalha, trabalha, trabalha e e não atinge o resultado. Se não sabe o que está ruim, como conseguirá saber o que precisa melhorar?


4º TROQUE IDEIAS COM OUTRAS EMPREENDEDORAS

Com networking você tem uma visão ampla do mercado. Tenha uma conversa saudável, sem reclamações e lamurias sobre a sua situação atual; mas o resultado aqui, é você conhecer a realidade de outras empreendedoras, adaptar possíveis sugestões ao seu negócio, e identificar sim, que você está fazendo um excelente trabalho; e só pleo fato de mudar algumas rotas nesse caminho conseguirá alavancar seu negócio e ter muito sucesso, que é o que desejo para você!

 

Kelly Galvão

Especialista em Gestão Comercial

7 visualizações0 comentário
bottom of page