A MELHOR FORMA DE USAR SEU TEMPO COM SABEDORIA!
- Kelly Galvão

- 5 de jun. de 2023
- 3 min de leitura

Talvez você ainda não tenha identificado essa relação de causa e efeito, mas normalmente, segundo Pareto, os fatos acontecem assim:
· 80% das consequências vem de 20% das causas
· 80% dos resultados vem de 20% das ações
· 80% dos lucros vem de 20% dos esforços
A PARTE MAIS INCRÍVEL DO PRINCIPIO É A DESCOBERTA DE QUE POUCAS COISAS REALMENTE IMPORTAM, MAS AS QUE IMPORTAM FAZEM MUITA DIFERENÇA!
Resumindo o conceito, devemos buscar poucas atividades que nos levam a grandes resultados. Num primeiro contato, você pode até achar estranho, mas foi exatamente dessa forma que Steve Jobs recuperou a Apple, com a informação de que a Apple tinha somente mais 5 semanas de fluxo de caixa.
O que JOBS fez?
· Cortou 70% dos modelos;
· Abandonou produtos não centrais;
· Concentrou nos 30% que geravam lucros.
Mas ele somente chegou à essa conclusão e análise depois de ter realizado reuniões com os desenvolvedores do produto e começaram a colocar pra fora tudo o que odiavam no celular. Pode-se considerar que no Iphone é 20% dos recursos que todos usavam em 80% do seu tempo.
O interessante é que esse Princípio não se aplica somente à produtos e características, mas também a:
· Carteira de clientes
· Tempo gasto no trabalho
· Até a nossa felicidade e saúde
Por exemplo, quais são os amigos, amigas que mais te valoriza, ou que tem maior proximidade?? Faça a conta, mas com certeza tem essa proporção: 80/20.
QUANDO A GENTE DESCOBRE QUAIS SÃO AS POUCAS COISAS VITAIS QUE NOS FAZEM FELIZES E SÃO MAIS UTEIS, O PRINCIPIO NOS PERMITE REPRODUZIR, MULTIPLICAR E ACELERAR AS COISAS QUE A GENTE QUER QUE ACONTEÇA.
Da onde surgiu a ideia: um economista italiano, no fim do século XIX, Vilfredo Pareto, estudando padrões de riqueza na Inglaterra e percebeu que os dados coletados tinham mesmo padrão de desigualdade.
PRINCIPIO- MOSTRA QUE A ASSIMETRIA, O DESEQUILIBRIO NAS ÁREAS MAIS IMPORTANTES DA VIDA, UM PEQUENO Nº DE EVENTOS TEM EFEITO PROPORCIONALMENTE GRANDE.
SÃO POUCAS CAUSAS QUE TEM RESULTADOS MAIS IMPORTANTES.
Graças a Pareto, o desequilíbrio é previsível: poucos clientes geram maior parte do seu lucro. Então, concentre esforços nesses clientes para que estes aumentem suas compras. No meu curso Como Montar sua Loja Infantil do Zero, as decisões de todas as áreas que envolvem uma empresa, são mapeadas e identificadas para que seu resultado seja cada vez mais assertivo, com menor esforço possível, tornando suas ações diretas ao objetivo determinado.
Inclusive o autor desse livro “O Segredo do Gerente 80/20, Richard Koch, fez esse calculo com relação aos livros que ele já lançou, e num montante de 20 livros, 4 deles representam 86% de suas vendas.
Normalmente, a gente acredita que 50% das causas levem a 50% dos resultados, porem isso é extremamente falho. Não há essa simetria.
Ilusão de que toda venda é boa, toda receita é valiosa e que todas as fontes de receita tem mais ou menos a mesma importância.
“O princípio abre uma nova janela para o mundo- uma que é difícil aceitar e entender, mas nos dá uma rara visão e melhora radicalmente a nossa eficiência.
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO SERIA SEU RESULTADO SE COLOCASSE EM PRÁTICA, EM TODOS OS MOMENTOS, DECISÕES O PRINCIPIO 80/20?
COLOCANDO EM PRÁTICA
Quais seriam as estratégias para colocar em pratica o principio 80/20 e aumentar significativamente seu resultado:
1. Identificar cuidadosamente o FOCO da empresa, seu DNA, e dedicar toda sua energia no núcleo, tornando-a diferente das demais;
2. Identificar as pequenas partes da base de clientes, que representam a maior parte ou totalidade de seus rendimentos;
3. Concentrar energia em nutrir esses clientes, vendendo mais para eles;
4. Prospectar novos clientes que sejam semelhantes ao super-rentáveis já existentes;
5. Concentrar-se nos produtos que contribuem com a totalidade do seu rendimento;
6. Concentrar-se nos produtos que contribuem com uma melhor margem de lucro.
Identificando qual essa relação dentro do seu negócio infantil, e em qualquer área da empresa, os esforços são direcionados ao o que trará o resultado que a empresa espera, seja em lucro, numero de clientes, numero de vendas, controle de estoque, e tudo mais que envolve dados.
Kelly Galvão
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